06/05/2022 - 17h23

Educadores/as que Transformam: encontro reuniu profissionais do Ensino Médio na PUCRS

Ação promovida pelo Hub de Relacionamento teve como tema os desafios da educação no contexto da pandemia

No dia 27 de abril a Universidade recebeu 60 educadores/as do Ensino Médio em um evento especial no Museu de Ciências e Tecnologia (MCT). O momento foi preparado pelo Hub de Relacionamento da Assessoria de Comunicação e contou com a formação especial “Educação Pós-Pandemia: do Estranhamento ao Afeto Radical”, ministrada pelo professor Celso Vasconcellos, doutor em Educação e professor do PUCRS Online.  

Além de conhecerem os projetos de aproximação entre Universidade e colégios, os participantes visitaram a nova exposição do MCT: Mudanças Climáticas e Tecnologia. A mostra conta com 14 experiências e é acessível para todos os públicos, com recursos de audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

Renan da Costa Ferreira, orientador educacional do Colégio Marista Rosário participou do evento e ressalta que a temática abordada versou sobre as relações nesse contexto de pandemia: “Com certeza isso tudo ainda perpassa a nossa realidade no dia a dia escolar”, destacou.  

Questionada sobre o evento, Simone Martins da Silva, que é supervisora educacional dos colégios da Rede Marista, fez o seguinte relato:  

“Escutei de uma estudante que participava do encontro de grêmios maristas que ocorreu aqui na PUCRS o seguinte depoimento: Eu estou no 3º ano do ensino médio e nunca tinha vindo para a PUCRS. Hoje eu tive a impressão de que todo o meu quebra-cabeça foi montado, só estava faltando esta pecinha aqui. O que o depoimento da estudante tem de relação com o encontro de hoje? Aos meus olhos, o compromisso da PUCRS de estar a serviço de toda a comunidade, de contribuir na continuidade da educação básica e principalmente, do Hub de Relacionamento, por meio do portfólio de atividades e experiências, que possam contribuir para que os estudantes façam escolhas mais potentes em relação ao seu projeto de vida”.  

Educação Pós-Pandemia: do Estranhamento ao Afeto Radical 

Sobre a atividade proposta, o professor Celso Vasconcellos explica:  

“O retorno presencial das aulas trouxe várias alegrias, mas também, em determinados casos, um sentimento um tanto difuso de ansiedade ou até mesmo de angústia. Temos ouvido relatos de uma espécie de estranhamento: parece que, no atual contexto de pós-pandemia, os alunos “são outros”, que os professores “são outros”. Essa roda de conversa é sobre isto, buscamos juntos/as pistas de enfrentamento, a partir da perspectiva de uma Educação Humanizadora. Em momentos de dificuldade, de crise, é importante resgatarmos o sentido e fundamento da Atividade Docente.” 

Confira mais registros deste momento especial:  

Educadores/as que Transformam

Educadores/as que Transformam

Educadores/as que Transformam

Educadores/as que Transformam

Educadores/as que Transformam

Educadores/as que Transformam

Educadores/as que Transformam

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias