07/04/2022 - 11h00

Museu da PUCRS inaugura nova exposição sobre mudanças climáticas

Evento de inauguração aconteceu nesta quarta-feira, 6 de abril, com a presença de autoridades e convidados/as

Foto: Jonathan Heckler

Nesta quarta-feira, 6 de abril, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) inaugurou um novo espaço, dedicado a debater os impactos e os avanços das mudanças climáticas no mundo. O evento de abertura da exposição contou com a presença de representantes da Universidade e do MCT, autoridades do município e do Estado, além de pesquisadores. 

Desenvolvida a partir de pesquisas e ações realizadas em parceria entre o Museu e o Instituto do Petróleo e Recursos Naturais (IPR), estruturas ligadas a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, a mostra possui 14 experimentos interativos e terá recursos de acessibilidade audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais (Libras). O projeto possui financiamento da Global CCS Institute e da Carbon Sequestration Leadership Forum, empresas líderes mundiais na implantação da captura e armazenamento de carbono, uma tecnologia vital para combater as mudanças climáticas. 

Durante o discurso de abertura, o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, destacou a missão educadora da Universidade, refletida também nas ações do MCT. “O Museu articula os saberes e os conecta com diferentes públicos – estudantes, professores, pesquisadores, e a sociedade–, propiciando a construção do conhecimento, por meio da experimentação e participação. O Museu preserva, conserva e comunica por meio da interatividade para que o visitante seja agente do seu próprio conhecimento e assim contribua no processo de aprendizado com objetivo da valorização da vida”. 

Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira / Foto: Jonathan Heckler

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, professor Carlos Eduardo Lobo e Silva, ressaltou que o projeto evidencia a força da sinergia entre as diferentes áreas da Universidade em prol da missão institucional e do comprometimento com a sociedade. “A abertura da exposição marca a primeira entrega a Porto Alegre e ao Rio Grande do Sul dentro desse projeto. Essa iniciativa prevê também melhorias no Museu Itinerante, que leva o nosso Museu até as pessoas, inclusive a outras cidades do Estado, e, ainda, um programa de seminários sobre mudança climática, alguns deles voltados aos professores das escolas de Porto Alegre, tarefa essa que será liderada pelos pesquisadores do IPR”.   

Diretor do Museu de Ciências e Tecnologia, o professor Carlos Alberto Lucena salientou a relevância e a necessidade do debate sobre o tema das mudanças climáticas. Lucena também destacou que a exposição é composta por experimentos lúdicos e interativos distribuídos em cinco grandes temas que ocupam o térreo e o terceiro andar. “Ao interagir com esses temas o visitante conhecerá as mudanças climáticas ocorridas no passado, as extinções em massa, a importância do ciclo do carbono e as tecnologias desenvolvidas para sua captura e estocagem. O térreo e o terceiro andar estão interligados por uma estrutura que representa o caminho das moléculas de carbono, desde a emissão a partir do térreo até os meios para sua absorção que são apresentadas no terceiro andar”.   

Entre as autoridades, estiveram presente a Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo; o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm; o reitor da UFRGS, Carlos Bulhões; o Diretor Técnico-Científico da Fundação Amparo à Pesquisa do RS, Rafael Roesler; o Superintendente Executivo do CIEE, Lucas Baldiserotto; o Presidente da Associação Amigos do Museu, Edemar Tutikian; o Diretor do Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais da PUCRS, professor Felipe Dalla Vecchia; o Promotor de Justiça Ricardo Schinetsck; a Promotora de Justiça Luciana Casarotto; a Promotora de Justiça, Cinara Braga; a Defensora Pública Maria De Fátima Paludo; e os vereadores de Porto Alegre Mônica Leal e Moisés Barbosa. 

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias