29/11/2021 - 18h15

Confira como foi o 3º Capítulo Provincial

Assembleia deliberativa aconteceu entre os dias 23 e 26 de novembro 

Na última semana, foi realizado o 3º Capítulo Provincial da Provincia Marista Brasil Sul-Amazônia/Rede Marista. A principal assembleia deliberativa da instituição reuniu 41 Irmãos Capitulares, durante quatro dias, para definirem as prioridades de trabalho da Rede nos próximos três anos. 

Foto: Divulgação/Rede Marista

Na ocasião, foi empossado o Irmão Deivis Fischer como novo Provincial da instituição. Ele será a liderança que guiará a Rede Marista no Triênio 2022-2024. A cerimônia foi realizada durante a missa solene, que contou com a presença dos Irmãos Capitulares, familiares do Irmão Deivis, Assessores e representantes do Instituto Marista.  

“Ousemos a vida com esperança! Este é o desafio para o próximo Triênio. Assim como Jeremias aponta no retorno do exílio: ‘há esperança para o futuro’. Enquanto houver homens e mulheres que creem, que se engajam, que dão a vida, há esperança! E esta esperança nos leva a ousar”, afirmou o novo Provincial, Irmão Deivis. 

Para o Irmão Inacio Etges, que conclui seu período de 12 anos à frente da gestão da Província, o sentimento é de gratidão pelo trabalho realizado. “Manter vivo o propósito da Instituição é, sem dúvida, uma missão apaixonante. A vitalidade e a viabilidade da Família Carismática Global dependem da graça de Deus e do empenho de seus membros”, avaliou.  

Assista a transmissão da solenidade de posse: 


Uma retomada dos últimos três anos 

Ainda no primeiro dia de assembleia, os Capitulares refletiram sobre os apelos da Igreja e do Instituto Marista com os painéis: Vida Religiosa Consagrada em meio às transformações de nosso tempo: desafios e oportunidades, ministrado pela Irmã Cleusa Andreatta, e Ser Irmão – Realidade do Instituto Marista e Região América Sul, ministrado pelo Ir. Sylvain Ramandimbiarisoa.  

À tarde, foi aberta a exposição Liderança Servidora, que conta a trajetória de 12 anos de gestão do Irmão Inacio Etges. A iniciativa é uma produção dos Centros de Memória da Rede Marista e apresenta a narrativa de apostolado do Irmão por meio dos papéis sociais que ele desempenhou.   

A programação do Capítulo seguiu com o painel Memória do Triênio 2019-2021, em que os Irmãos Inacio Etges, Onorino Moresco e Odilmar Fachi fizeram uma retomada das ações realizadas nos últimos três anos, com foco nos avanços e desafios enfrentados.  

Ousemos escutar 

No segundo dia de Capítulo, a programação teve como lema inspirador: Ousemos Escutar. A Comissão Central do Capítulo conduziu os trabalhos de discussões sobre a vida consagrada e a vocação laical. A partir dessas reflexões serão descritas as prioridades do Triênio.  

À tarde, foi realizado o painel sobre os resultados da Assembleia Provincial de Missão Marista com a apresentação da carta manifesto produzida pelos representantes da Assembleia. Os Irmãos Capitulares também vivenciaram o projeto Histórias Maristas, uma coletânea de dez áudios com histórias de interlocutores da missão em diferentes espaços da Província. As narrativas estão disponíveis no espaço orante do Capítulo. 

Ousemos acreditar 

Na quinta-feira, dia 25, o lema inspirador do Capítulo Provincial foi Ousemos Acreditar. O novo Provincial, Irmão Deivis Fischer, motivou as atividades da manhã utilizando a simbologia do baú das novidades. Durante o dia, os Irmãos Capitulares poderão refletir sobre os sonhos e perspectivas de futuro para o próximo Triênio e depositar essas mensagens no baú que fica aos pés da Boa Mãe e de São Marcelino Champagnat.  

A programação do dia iniciou com apresentações sobre temas institucionais falando sobre modelo de governança, planejamento estratégico e Organização Religiosa.  

“Nesse terceiro dia, estamos no momento de sintetizar o espírito que permeou a discussões de todos dos grupos de trabalho. Com isso queremos elaborar coletivamente as prioridades e pontos de atenção para o próximo triênio”, explicou o Ir. Marcelo Bonhemberger, relator do Capítulo.  

Na parte da tarde, a programação seguiu com as discussões sobre as prioridades do Triênio e os grupos de trabalho fizeram a descrição dos pontos de atenção para a próxima gestão. “O processo Capitular tem uma série de indicadores que demonstram um sinal de alerta, precisamos acreditar que o Espírito vai nos conduzindo para as melhores decisões”, alertou a Irmã Cleusa Andreatta, Assessora do Capítulo.  

Na sequência, o Irmão Óscar Martín Vicario, Conselheiro Geral do Instituto Marista, juntamente com o Irmão Deivis Fischer, apresentaram os pontos que devem ser avaliados por todos os Capitulares durante a eleição do próximo Conselho Provincial. “Precisamos de líderes servidores e proféticos”, enfatizou o Ir. Óscar. 

Ousemos transformar 

Foto: Divulgação/Rede Marista

No último dia de Capítulo, os Irmãos Capitulares iniciaram a programação da manhã elegendo o novo Conselho Provincial. Os Irmãos Danilo Correia Bezerra, Dionísio Roberto Rodrigues, José Carlos da Silva Bittencourt, Manuir José Mentges e Miguel Antonio Orlandi  acompanharão o Provincial Ir. Deivis Alexandre Fischer no próximo triênio. 

A programação seguiu com a plenária e aprovação das Normas da Província. Na parte da tarde, será realizada a aprovação das prioridades para o próximo Triênio, bem como as recomendações ao Governo Provincial e ao 4° Capítulo Provincial. 

Confira as prioridades aprovadas para o próximo Triênio 

Como resultado das reflexões e discussões foram aprovadas duas prioridades para o próximo Triênio: Identidade do Ser Irmão e Solidariedade e Cuidado com a Vida. Saiba mais:  

1ª Prioridade: IDENTIDADE DO SER IRMÃO   

Fortalecer a nossa identidade de Religiosos Consagrados Maristas, como comunidade de fé, alicerçada na vida fraterna, na espiritualidade e na missão, com ousadia e esperança, respondendo aos sinais dos tempos.   

 Pontos de atenção  

  • Cultura vocacional: Assumir a corresponsabilidade com a promoção das vocações.  
  • Animação Vocacional:Fortalecer o plano de formação, acompanhamento e animação.  
  • Formação permanente:Acompanhar e cuidar dos irmãos e das comunidades, com a implantação do plano de formação.  
  • Familiares dos Irmãos:Oportunizar formação e vivência do carisma marista. 

2ª Prioridade: SOLIDARIEDADE E CUIDADO COM A VIDA  

Fortalecer, em rede, a cultura da solidariedade, em vista da transformação social, da promoção dos direitos humanos e do cuidado da casa comum, colaborando na construção do Reino de Deus.   

 Pontos de atenção  

  • Projetos Sustentáveis:Estimular projetos sustentáveis nas dimensões humana, financeira, ambiental e carismática, em todos os espaços de missão.  
  • Região Amazônica:Criar e implementar um projeto estratégico para a missão marista na Amazônia. 

 Outros pontos de atenção: 

  • Carisma:Aprimorar o conhecimento e a vivência do carisma marista em nossos espaços de missão.  
  • Vocação Laical: Apoiar itinerários formativos e vocacionais com os leigos/as maristas.  
  • Integralidade da Pessoa:Potencializar o desenvolvimento integral da pessoa e seu protagonismo.    

Durante o encerramento da aprovação das prioridades, o Irmão Sylvain Romuald Ramandimbiarisoa, Conselheiro Geral do Instituto Marista, reforçou que o trabalho voltado para esses pontos será muito importante para a vitalidade do carisma marista. “Somos instigados a pensar: o que Deus espera de nós? O que Ele quer que sejamos? Vocês elegeram como primeira prioridade o cuidado com o ser, e depois a formação permanente, isso reflete o quanto nossas ações precisam se voltar primeiramente para a interioridade do ser para posteriormente agirmos com coerência e responsabilidade”, avaliou.  

Uma nova gestão para a Província  

Durante o 3° Capítulo também foi eleito o novo Conselho Provincial. Os Irmãos Danilo Correia Bezerra, Dionísio Roberto  Rodrigues, José Carlos da Silva Bittencourt, Manuir José Mentges e Miguel Antonio Orlandi  acompanharão o Provincial Ir. Deivis Alexandre Fischer no próximo triênio. 

“Dialogarmos, sonharmos juntos… isso faz parte do processo sinodal. Todos nós precisamos nos engajar: Irmãos, Leigos/as, colaboradores/as são corresponsáveis pela missão, e, por isso, nós somos a mensagem do Capítulo. São as nossas ações cotidianas que irão concretizar todas as prioridades”, avaliou o Irmão Deivis. “A Província Marista Brasil Sul-Amazônia somos todos nós!”, enfatizou.  

O Capítulo Provincial foi encerrado com missa solene, na qual também foi realizada a renovação de votos temporários dos Irmãos Antonio Rai Costa de Menezes, Donavan Farias Machado,  Luciano Taminski e Matheus da Silva Martins.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias