07/10/2021 - 15h41

Empresa inglesa Ensílica inicia operação no Tecnopuc

O Centro de Projetos da Ensílica está com inauguração oficial prevista para os próximos meses

Ensílica e TecnopucEnsílica, líder mundial no fornecimento de Circuitos Integrados (CIs) – os chips – inicia operação no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). O Centro de Projetos da Ensílica já está em operação e tem inauguração oficial prevista para os próximos meses. A empresa chega no Brasil como uma subsidiária da matriz inglesa. Júlio Leão, diretor da Ensílica do Brasil, explica que o negócio iniciou contando com profissionais experientes.

“Começamos a operar com 12 projetistas que eram da Ceitec, estatal brasileira do ramo de semicondutores, e trabalharam lá por muitos anos. Também contratamos outras cinco pessoas que não faziam parte dessa equipe e ainda estamos contratando, fazendo mais ofertas de trabalho”, conta.

De acordo com o diretor, a experiência adquirida pela equipe durante os anos de trabalho na Ceitec foram fundamentais para a instalação da empresa em Porto Alegre. Na vinda para o Brasil, o CEO da empresa na Inglaterra, Ian Lankshear, participou de todo o processo de seleção das pessoas que passaram a integrar o time. Foi durante esse processo que Lankshear entendeu as capacidades técnicas e de trabalho dos profissionais. “Os processos que nós usávamos eram parecidos com os deles. Trabalhar junto e já ter um fluxo de trabalho definido também contou como ponto positivo”, explica Júlio.

O diretor destaca que os planos de crescimento da empresa incluem a contratação de mais profissionais de engenharia que trabalham no projeto de circuitos integrados digitais e analógicos. A organização deve contratar mais de 30 engenheiros nos próximos três anos.

ensílicaA empresa, fundada em 2001 e com sede na Inglaterra, foi atraída para a capital gaúcha pela qualidade da mão de obra no segmento. Júlio trabalha na área de semicondutores desde a graduação, atuou oito anos na Ceitec, já trabalhou nos Estados Unidos e fez doutorado na Bélgica. Além disso, trabalhou durante cinco anos em um dos laboratórios da PUCRS. Hoje, volta ao Tecnopuc sendo responsável por uma multinacional.

Para Luiz Carlos, secretário de inovação de Porto Alegre, a chegada da Ensílica também é essencial para oportunizar novos desafios ao time que fazia parte da Ceitec. “Nós recebemos com muita alegria a novidade da Ensílica no Tecnopuc e, Porto Alegre, absorvendo boa parte do talento desenvolvido durante a operação da Ceitec”, afirma.

Jorge Audy, superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS, comenta que a chegada da Ensílica é motivo de orgulho, pois mostra a crescente capacidade de atração de novos investimentos internacionais de nossa região. A área de circuitos integrados é de alto valor agregado de conhecimento, envolvendo profissionais do mais alto nível global.

Onboarding Ensílica

Nesta quinta-feira (30), o  Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) recebeu a Ensílica, e apresentou alguns espaços do Parque. Um deles foi o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (IDEIA), onde os colaboradores conheceram o trabalho realizado pelo FABLab. Após, a Community Manager do Tecnopuc, Daniela Carrion, fez a apresentação institucional do Parque, e os benefícios para a empresa.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias