Psicologia

Classificação no Guia da Faculdade      
Tipo de curso bacharelado
Modalidade presencial
Tempo de curso 10 semestres
Vestibular verão / inverno
Turno Tarde /Noite ou Noite
Vagas Anuais 300

ENADE NOTA 4 (ANO 2009)
Mais informações

Um curso que oferece, além do diploma,
habilidades para compreender
a atividade humana em sua totalidade.

Apresentação


Se as pessoas procuram você em busca de conselhos, talvez você tenha talento para a Psicologia. O curso capacita você para desempenhar atividades nas áreas clínicas, de saúde, educação, trabalho, comunidade, justiça e esporte, visando à promoção da saúde e do bem-estar psicológico de indivíduos e de grupos, organizações e comunidades.

O curso aborda…

Você estudará assuntos referentes à estrutura psíquica e aos mecanismos de comportamento dos seres humanos; a teorias e técnicas da Psicologia para identificar e intervir nos fatores determinantes das ações e dos sujeitos, em sua história pessoal, familiar e social; a intervenções no âmbito da saúde, educação, trabalho, justiça, comunidades, esportes; e a funções e tarefas profissionais, em instituições públicas ou privadas e em organizações sociais.

O profissional formado…

Além do diploma, você conquista habilidades para compreender a atividade humana em sua totalidade, desenvolve características analíticas e investigativas e uma aguda capacidade crítica, de indagação e reflexão, assim como habilidades terapêuticas para promover a saúde e o bem-estar das pessoas e a capacidade para trabalhar em equipes multidisciplinares de modo autônomo, flexível e cooperativo.

A PUCRS oferece especializações nas áreas da Saúde, Trabalho, Clínica, Educação e Cognição Humana, nas modalidades presencial ou a distância, se você quiser continuar os estudos. O mestrado vai capacitá-lo a utilizar teorias, métodos e técnicas de pesquisa em Psicologia Social, Psicologia Clínica e em Cognição Humana. O doutorado vai preparar você para o ensino e a pesquisa, bem como para intervenções psicológicas.

Analisando o mercado de trabalho, sua formação generalista oportuniza o trabalho como profissional liberal – assessor, consultor, perito – ou com vínculo empregatício em clínicas, escolas, empresas públicas e privadas, organizações não governamentais e instituições de saúde.

Coordenação do curso

Profª. Tatiana Cardoso Baierle

E-mail: [email protected]

Contato do curso: [email protected]

Currículos

Reconhecimento: Decreto nº 55.849/65 (D.O. de 01-04-65)
Formação: Psicólogo
Duração mínima: 5 anos – 10 semestres

SEM COD Disciplina CH
Não existe conteúdo cadastrado

Como ingressar

Para iniciar o Curso de Psicologia é necessário realizar o vestibular, edições de inverno ou verão.

A PUCRS oferece também a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de transferência, ingresso de diplomado e reopção. Informações financeiras e dúvidas sobre as formas de ingresso podem ser conferidas na página do  Concurso Vestibular da PUCRS.

Informações adicionais

 

A Escola de Ciências da Saúde conta com o Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia – SAPP – oferecendo campo de estágio e prática disciplinar tanto para o curso de Graduação quanto para o de Pós-Graduação. O SAPP também oferece a atividade de Orientação Profissional Individual ou em Grupo. Além disso, o Curso tem como campo de intervenção o Hospital São Lucas da PUCRS e várias outras instituições (públicas e privadas) conveniadas.

O Curso conta com o Grupo PET (Programa de Educação Tutorial) vinculado à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. Os alunos (12 alunos bolsistas) do Curso de Psicologia inseridos no Grupo PET, a partir de grupos de aprendizagem, desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão supervisionadas por um professor-tutor.

INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

No “Saiba mais” você poderá encontrar informações como:

  • Matrizes curriculares
  • Corpo Docente
  • Requisitos das disciplinas
  • Turno

SAIBA MAIS