27/11/2023 - 09h18

Professores das Escolas de Humanidades e Negócios pesquisam em universidades na Europa

Programa CAPES-PrInt na PUCRS possibilita aos docentes aprofundarem relações de pesquisa internacional

Através do Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt), docentes da Universidade podem participar como professores visitantes em universidades parceiras e também realizar missões no exterior. Com isso, o compartilhamento de informações, dados e resultados de pesquisas podem ser multiplicados e debatidos com diferentes perspectivas de professores internacionais. Além disso, os professores podem desenvolver novas oportunidades de parcerias estratégicas para ensino e impacto científico. Conheça alguns dos professores em docência no exterior:  

Clécio Falcão Araujo / Foto: arquivo pessoal

Clécio Falcão Araujo

Professor da Escola de Negócios e Programa de Pós-Graduação em Administração, Clécio Araújo é professor visitante na  Katholieke Universiteit Leuven, na Bélgica, a universidade católica mais antiga do mundo, fundada em 1425. A instituição se destaca em ser uma das universidades mais inovadoras da Europa. Nesse período no exterior, o docente tem colaborado em dois projetos com o professor Yves Van Vaerenberg, que buscam compreender o relacionamento consumidor-marcas, um tópico que vem sendo trabalhado pelo professor a algum tempo. Nestes projetos estão envolvidos pesquisadores dos EUA, Bélgica, Austrália e Brasil. 

O ambiente plural, combinado com pesquisa de ponta da KU Leuven, tem sido fatores impulsionadores para o desenvolvimento de novas descobertas. “Minha experiência tem sido enriquecedora, uma vez que realizamos reuniões semanais para discutir nossas descobertas.” O professor afirma ainda que o ambiente multicultural faz toda a diferença para essas novas descobertas. “No departamento de marketing da KU Leuven ocorrem seminários mensais com pesquisadores de diversas universidades, bem como estudantes de doutorado apresentam suas descobertas para que o corpo docente as discuta. Durante esse período na KU Leuven, tive a oportunidade de assistir e participar do processo seletivo de novos professores para o corpo docente” elenca.  

Em seu retorno à PUCRS, o professor prevê o aumento da colaboração internacional como os pesquisadores da KU Leuven a também a expansão dos trabalhos realizados. “Estou seguro de que esta experiência contribuirá para a internacionalização do programa de pós-graduação em Administração, bem como consolidará minha rede de pesquisa internacional”, ressalta. 

 Rafael Machado Madeira 

Professor da Escola de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política, Rafael Madeira, começou seu relacionamento com os pesquisadores da Universidad de Granada (UGR), da Espanha, recentemente. Todavia, A PUCRS e a universidade hispânica possuem um histórico de mais de dez anos de parcerias e de interlocuções.  

Os tópicos pesquisados pelo docente são profundamente trabalhados na universidade e seu desejo por ela foi instintivo. “A UGR sempre foi uma instituição muito atrativa para os meus interesses acadêmicos dado que me permite atuar simultaneamente nos meus temas de pesquisa. A partir desta análise inicial, tomei a iniciativa de buscar contato com a professora Carmen Ortega Villodres que, após ler a minha proposta de pesquisa aceitou me receber na UGR”, destaca Madeira. Durante o período no exterior, o professor tem trabalho no projeto de pesquisa A construção de um banco de dados sobre padrões de recrutamento de elites políticas e sobre padrões de carreiras políticas dos deputados federais eleitos sob o sistema bipartidário. 

Nos últimos meses, o professor tem se ocupado em buscar atualizações de banco de dados de seu projeto sobre a internacionalização da Ciência Política brasileira. Com isso, foi possível que estes dados servissem como base para a construção de um artigo para publicação em uma revista estrangeira. Já paro os próximos meses, o professor almeja continuar aprofundando seu trabalho e criar novas oportunidades para professores e alunos. “Pretendo pavimentar o caminho para uma maior colaboração futura entre as instituições, como o intercâmbio de discentes em estágios de doutorado e possibilidade de cotutela com dupla titulação”, elenca o pesquisador.  

Além disso, estar inserido em um novo ambiente de pesquisa tem expandido os horizontes sobre o processo de pesquisa e ensino em diferentes países para o professor. “Tem sido muito interessante ver como a academia se estrutura e se organiza de forma muito diferente da nossa. Normalmente temos a tendência a naturalizar a nossa maneira de fazer/conceber as coisas. Basta sair do nosso contexto para quer que a nossa forma é apenas uma das inúmeras formas possíveis de a academia se organizar. Isto causa um certo desconforto em alguns momentos, mas é uma experiência extremamente rica e desafiadora”, ressalta. 

Adalmir Antonio Marquetti / Foto: arquivo pessoal

Adalmir Antonio Marquetti

Atuando como professor visitante na Universidade de Newcastle, no Reino Unido, o docente da Escola de Negócios e do Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento, Adalmir Marquetti, pode finalizar livro que será publicado pela Editora Routledge com o título “Unequal Development and Capitalism: Catching up and Falling behind in the Global Economy”, onde fala sobre os processos históricos de desenvolvimento de 40 países asiáticos, 20 da América Latina, 18 da Europa Central e Oriental e 47 países africanos em comparação com os Estados Unidos, de 1970 a 2019, que será publicado no próximo ano.  A PUCRS e a Universidade de Newcastle possuem uma parceria de quase uma década, que abrangem diferentes áreas do conhecimento.  

Além disso, em parceria com professor da universidade inglesa, está sendo produzido um artigo em coautoria, que combina a análises das experiências de Orçamento Participativo no Brasil com os casos de mini público na Inglaterra. Nessa experiência, Marquetti destaca as oportunidades de aprendizado. “A vida no exterior é um momento de aprendizado sobre a realidade local e do país onde estamos. Mais importante, nos permite um distanciamento para melhor compreender o trabalho que realizamos na PUCRS, e da realidade do nosso país”, elenca o pesquisador. 

Para o futuro, o objetivo é estreitar as oportunidades de ensino e aprendizagem internacionais. “Espero também que alunos venham ter a experiência de estudar em uma universidade no exterior e consolide uma nova colaboração entre a PUCRS e a Universidade de Newcastle.  Todos ganham com a solidificação de processo de internacionalização da PUCRS”, comenta. 

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