24/05/2023 - 16h30

Professora da PUCRS amplia parceria com Universidad Nacional de La Plata da Argentina

Edla Eggert promove a internacionalização do PPG em Educação como professora visitante pelo Programa PrInt

Professora Edla com professora Milagros Rocha / Foto: Arquivo pessoal

Como professora visitante no exterior sênior na Universidad Nacional de La Plata (UNLP), Argentina, a professora da Escola de Humanidades Edla Eggert tem participado de diversas atividades de pesquisa e eventos internacionais. A atuação da docente busca promover a internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS, por um período de três meses, pelo Programa CAPES-PrInt na PUCRS, dentro do tema prioritário Mundo em Movimento.

Durante sua permanência na instituição de ensino argentina, a professora Edla está integrando o Centro Interdisciplinar de Estudos de Genero (CInIG), onde participa de reuniões com a diretora Adriana María Valobra e a vice-diretora Mabel Alicia Campagnoli. Com a experiência, a docente também tem contribuído com a equipe de trabalho do grupo formada por doutorandas e mestrandas da UNLP e, mais recentemente, apresentará um trabalho na XV Jornadas Nacionales y el X Congreso Iberoamericano de Historia de las Mujeres y Estudios de Género, para abordar o tema Em memória delas! Artesãs de palavras e de projetos por vida digna.

Além disso, a pesquisadora participa de reuniões de estudo no grupo de pesquisas coordenado pela professora Myriam Soutschewl, tem acompanhado aulas na graduação na área do Ensino de Sociologia com a professora Paula Rossi. Assim como, usufruído da estrutura da biblioteca da Universidade e realizado reuniões com as professoras Milagros Rocha e Luisina Bolla, também do CInIG.

De acordo com a professora Edla, a parceria entre a PUCRS e a Universidad Nacional de La Plata existe desde 2009, em uma relação que gerou diversas ações em conjunto. Dentro das iniciativas, as professoras da UNLP Laura Rovali e Myriam Soutschewl já estiveram no Brasil em bancas do PPG em Educação da PUCRS, além de compor parcerias na produção de livros e jornadas de trabalhos científicos.

“Esta experiência de estudar, conhecer outras pessoas, apresentar o que pesquiso e conhecer lugares diferentes, é sem dúvida um momento ímpar. Nesta experiência de intercâmbio, visitei o Museu de La Plata, administrado pela UNLP, que apresenta substancioso investimento para o desenvolvimento científico e pedagógico, por meio de variadas atividades para todas as idades”, finalizou.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias