Professor da Escola de Humanidades realiza missão na Universidade de Bonn

Roberto Pich é embaixador da instituição alemã no Brasil e aproveitou a oportunidade para consolidar a cooperação com a PUCRS

Professor Roberto Pich mantém forte cooperação com a Alemanha / Foto: Bruno Todeschini

O professor e pesquisador da Escola de Humanidades Roberto Pich realizou uma missão na Universidade de Bonn, na Alemanha, pelo Programa PrInt (CAPES-PrInt) entre setembro e outubro de 2021. O docente vem desenvolvendo diversos projetos e pesquisas em conjunto com a instituição alemã há mais de duas décadas. Esta atuação resultou na oficialização da cooperação institucional que existe entre a PUCRS e a Universidade de Bonn, desde 2013.

Agenda institucional na Universidade de Bonn

O pesquisador Roberto Pich, orientador dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e em Teologia da PUCRS, é embaixador da Universidade de Bonn no Brasil, na categoria de Senior Ambassador, no Programa de Embaixadores da instituição. Com isso, durante sua missão na Alemanha, realizou diversas atividades. Em primeiro momento, apresentou o projeto do Programa PrInt Mundo em Movimento – Migrações, com participação do professor Michael Schulz e seus assistentes doutores.

Posteriormente realizou reunião com a Pró-Reitoria de Assuntos Internacionais e o International Office da Universidade de Bonn, onde debateram diversos assuntos. Entre eles estão, as possibilidades de cotutela em dissertações de mestrado e teses de doutorado (com dupla titulação), as atividades realizadas entre as duas universidades sob a estrutura do Programa PrInt. Também foram discutidos a proposta de renovação da estrutura de embaixadores da Universidade de Bonn no Brasil e na América Latina, o calendário para 2022, o convite para visitas institucionais e a intensificação da participação de pesquisadores da PUCRS no conjunto de Excellence Clusters da Universidade de Bonn.

Também esteve presente na reunião o professor Stephan Conermann, coordenador do Excellence Cluster Beyond Slavery and Freedom, junto ao Bonn Center for Dependency and Slavery Studies (BCDSS). Discutiram sobre a visita do Prof. Conermann ao Brasil com o apoio do Programa PrInt, sobre a candidatura de doutorando brasileiro para período de estudos em Bonn, no BCDSS, e sobre as perspectivas das publicações conjuntas entre os professores Pich e Conermann.

Além dos eventos institucionais, o professor acompanhou duas palestras principais e aproveitou a Biblioteca Central da Universidade para finalizar artigos científicos. “A agenda institucional possibilitou consolidarmos a cooperação acadêmica entre os países e estreitarmos os vínculos entre a PUCRS e a Universidade de Bonn”, destaca Roberto Pich.

Avanços na parceria

A partir da visita, novos desdobramentos e projetos puderam ser alinhados e as expectativas são de avanços na parceria entre as instituições. O docente conta que existe a possibilidade de propor mecanismos de mobilidade na estrutura criada por um Programa de Pós-Graduação internacional na PUCRS. A área de estudos abordada seria sobre migrações forçadas, em especial sobre a escravidão negra e indígena, em três enfoques com elevado potencial de inovação: a escravidão na história da filosofia europeia e latino-americana; religião, catolicismo e escravidão no Brasil colonial e imperial e direito e escravidão no Brasil.

“A partir dessa proposta, visualizam-se formas institucionais de mobilidade docente e discente e fomento à pesquisa, mestrado, doutorado e pós-doutorado”, destacada o professor Roberto Pich.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias