13/04/2022 - 11h00

PrInt: Colaboração internacional entre PUCRS e Universidade de Bonn

As instituições possuem extensa trajetória de cooperação, marcada por diversas iniciativas de pesquisa e mobilidade acadêmica

Universidade de Bonn / Foto: Divulgação

A parceria entre PUCRS e Rheinische Friedrich Wilhelms Universität Bonn, da  Alemanha, tem se fortalecido de forma contínua ao longo dos anos. Novos projetos, desdobramentos e conexões em diferentes áreas do conhecimento fazem da instituição alemã uma das parceiras estratégicas dentro do Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt, Capes).  

Precedida desde 2001 por diversos intercâmbios acadêmicos, a aproximação se consolidou em 2006, quando o professor da Escola de Humanidades da PUCRS Roberto Hofmeister Pich realizou estágio de pós-doutorado na instituição alemã. A relação entre as universidades fortaleceu-se com a realização de diversas pesquisas e projetos de mobilidade de docentes e discentes que resultaram na assinatura do convênio de cooperação internacional em 2013.       

Histórico da Cooperação 

Professor Roberto Pich mantém forte cooperação com a Alemanha / Foto: Bruno Todeschini

Desde 2001, a parceria entre as universidades envolveu diversos professores da Uni-Bonn, como Ludger Honnefelder, Theo Kobusch, Christoph Horn, Michael Schulz e Christian Rode (os três últimos ainda hoje docentes ativos da universidade) e professores do Programa de Pós-graduação (PPG) em Filosofia da PUCRS. Em diversos períodos – como, por exemplo, 2006-2007 e 2011-2012 –, o professor Roberto Hofmeister Pich, na qualidade de bolsista da Alexander von Humboldt-Stiftung, realizou estágios de pós-doutorado na Uni-Bonn. Tais períodos de pesquisa tiveram como resultado a assinatura de cooperação institucional entre a PUCRS e a Universidade de Bonn, em 2013. 

Em 2015, sob a plataforma de uma parceria institucional financiada pela Fundação Alexander von Humboldt, Roberto Hofmeister Pich realizou pesquisas sobre a recepção do pensamento político de Aristóteles na América Latina, em parceria com o professor alemão Christoph Horn. Além disso, desde esse período, o docente coopera com o professor do Instituto de Filosofia da Uni-Bonn Michael Schulz em projetos relacionados com a filosofia da religião na Europa e na América Latina.  

Recentemente, como primeiro detentor da Cátedra CAPES/Uni-Bonn, Roberto Hofmeister Pich atuou como professor visitante no Instituto de Filosofia da  Universität Bonn, (2018-2019) e no Bonn Center for Dependency and Slavery Studies (2019-2020). Com esse envolvimento, o Prof. Pich tornou-se Embaixador da Universidade de Bonn, em 2019, função que continua desempenhando ainda hoje.  

Possibilidades internacionais 

A Universidade de Bonn integra mais de um projeto de cooperação dentro do tema prioritário Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade e desde o lançamento do PUCRS-PrInt tem sido parceira de articulação para ampliação de atividades em diversos âmbitos. Além da mobilidade de docentes e discentes, destaca-se uma maior aproximação com o Bonn Center for Dependency and Slavery Studies.  

Diversas missões de trabalho na universidade alemã também permitiram avanços em projetos de cooperação, exemplo dos professores Draiton Gonzaga de Souza, Monica Ryff Moreira Roca Vianna e Roberto Hofmeister Pich que visitaram a instituição em 2019. Na ocasião, Draiton Gonzaga de Souza realizou reuniões com os docentes Michael Schulz e Christoph Horn para discussão de projetos de pesquisa em andamento e organização de visitas de professores e gestores da Universität Bonn à PUCRS. 

Nesse mesmo período, uma comitiva da Universität Bonn, incluindo o Pró-Reitor de Assuntos Internacionais (Vice President of International Affairs) Stephan Conermann, visitou a PUCRS a fim de conhecer e interagir com gestores e pesquisadores de diversas áreas. Nessa oportunidade, foram discutidos e iniciados processos de interação entre pesquisadores para diversas atividades de mobilidade, incluindo bolsas e missões de trabalho, no âmbito do PrInt, e planos de ampliação e possível compartilhamento de turmas de Programas de Pós-graduação.  

No quesito da mobilidade discente, a aluna do PPG em Filosofia Gabriela Nascimento Souza realizou seu doutorado sanduíche em 2020, com orientação do professor Eduardo Luft. Já o estudante Marcos Lentino Messerschmidt realizou capacitação na Universität Bonn em 2019, com orientação do professor Ricardo Timm.  

Professor Estrangeiro Associado 

Desde 2019, quando passou a vigorar a Resolução que regulamenta a associação de acadêmicos estrangeiros como Professores Estrangeiros Associados, a PUCRS possui sete pesquisadores associados de países pelo mundo. A parceria entre a PUCRS e a Universität Bonn resultou na associação com o professor Michael Schulz no PPG em Filosofia.  

As atividades desenvolvidas pelo Professor Estrangeiro Associado são realizadas de modo eventual e definidas de comum acordo pelo Prof. Schulz e pela Escola de Humanidades, podendo abranger atividades de pesquisa acadêmica em conjunto com pesquisadores da PUCRS, oferta de disciplina presencial ou online em Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu e orientação e coorientação de alunos de Pós-Graduação da PUCRS em caráter específico e transitório, pelo tempo de permanência do aluno no Programa. 

Eventos e oportunidades 

Universidade de Bonn / Foto: Divulgação

Em outubro de 2019, aconteceu a 1ª Jornada de Pesquisa Migrações: Perspectivas Histórico-Conceituais e Análise de Fenômenos Contemporâneos. O evento contou com a participação do Professor Visitante no Brasil, Christian Rode e do Professor Estrangeiro Associado, Michel Schulz, sendo o encontro integrado ao Projeto de Cooperação Internacional “Migrações: Perspectivas Histórico-conceituais e Análise de Fenômenos Contemporâneos,” coordenado pelo professor da PUCRS Antônio de Ruggiero e vinculado ao Tema Prioritário “Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade”. 

Além de proporcionar aos estudantes acompanhar a discussão no tema da Migração, o evento reproduziu conhecimentos e avanços das pesquisas multidisciplinares coordenadas por professores, pesquisadores e estudantes da PUCRS e da Universität Bonn (Alemanha). Considerando a temática das migrações como assunto de interesse global e atual e suas diferentes perspectivas acadêmicas e culturais, o evento foi compartilhado por mais de um Programa de Pós-Graduação e seus membros e celebrou a produtiva e consolidada parceria da PUCRS com o Instituto de Filosofia da Uni-Bonn. Em novembro de 2021, com a realização, na PUCRS, do Humboldt-Kolleg “Slavery, Freedom, Sustainability, and Pandemic: Debates on Brazilian and African Societies in Historical and Contemporary Perspective”, organizado por Roberto Hofmeister Pich e com ampla participação de docentes e pesquisadores de diversos PPGs da PUCRS, renovou-se a interação com o Cluster de Excelência “Beyond Slavery and Freedom: Asymmetrical Dependencies in Pre-Modern Societies” da Uni-Bonn. 

Seja mencionado ainda que, em 2019, aconteceu também o III Colóquio de Filosofia da Religião PUCRS e Universität Bonn – “A Religião e os Outros: Perspectivas Ético-Teológicas e Ético-Filosóficas sobre o Imigrante e o Estrangeiro”. O evento contou com a participação dos professores Christian Rode e Michael Schulz da Universität Bonn. No Colóquio, foram apresentadas diversas perspectivas acerca do imigrante e do estrangeiro, percorrendo temas como a representação das culturas indígenas ameríndias pelos europeus, nos séculos 16-17, a mediação de princípios de direito natural e de justiça no tocante à relação com o diferente e o estrangeiro, a percepção do outro e do estrangeiro nas religiões e, em especial, na teologia cristã, bem como o sentido e a importância da virtude e do dever de hospitalidade.  

Além desses eventos, no mesmo período de outubro de 2019 o professor Christian Rode ministrou palestras nos PPGs da Escola de Humanidades, entre elas a palestra intitulada “Time, Modality and Anselm’s Argument”. A conferência foi aberta à comunidade acadêmica, oportunizando aos discentes ouvir a interpretação, pelo professor convidado, dos argumentos teístas de Anselmo de Cantuária, a partir de obras referenciais como o Monologion e o Proslogion, possibilitando, ademais, a construção conjunta de conhecimento através das discussões com o palestrante ao final do encontro. 

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias