Missão na Espanha amplia possibilidades para o Programa de Pós-Graduação em Psicologia

A professora Tatiana Irigaray estreitou relações com a Universidade Católica de Valencia em missão pelo Programa Print

Foto: Arquivo Pessoal

Em novembro de 2021, a professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS Tatiana Quarti Irigaray, realizou Missão de Trabalho na Universidade Católica de Valencia San Vicente Martir (UCV), na Espanha.  

A cooperação entre as universidades existe desde 2013, com a visita da professora Carmen Moret-Tatay (UCV) ao Programa de Pós-Graduação (PPG) em Psicologia da PUCRS, junto as professoras Tatiana Irigaray e Irani Argimon. Desde então, diversos trabalhos conjuntos foram desenvolvidos, além de participações em bancas, visitas, intercâmbios e coorientações de doutorandos da PUCRS. 

Reuniões e eventos  

Durante sua missão no exterior, a Irigaray reuniu-se com a equipe do grupo de pesquisa MEBlab da professora Carmen Moret-Tatay, visitou o laboratório de Psicologia Cognitiva e aproveitou a estadia para articular estratégias de fomento à internacionalização em encontro com a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da UCV.  

A docente também foi convidada para realizar a abertura da 3ª Semana Internacional da Faculdade de Psicologia da UCV, que ocorreu de 15 a 19 de novembro de 2021 e participou de um momento com alunos da graduação e pós-graduação interessados em realizar mobilidade internacional. Na ocasião teve a oportunidade para apresentar o Programa Print a professores e pesquisadores da Faculdade de Psicologia da UCV.  

Além disso, participou como mediadora do evento internacional “Almoçando com Ciência” da PUCRS, tendo a Moret-Tatay como uma das palestrantes. 

Novos projetos e oportunidades 

Foto: Arquivo Pessoal

A parceria entre a PUCRS e UCV possibilitou a publicação de 17 artigos e viabilizou a cotutela com dupla titulação da doutoranda Juanita Hincapié Pinzón do PPG Psicologia da PUCRS. Em setembro de 2021, a estudante foi para Valencia realizar doutorado sanduíche sob coorientação da Moret-Tatay no período de um ano.  

Com a missão da Irigaray na Espanha, ampliaram-se as perspectivas de desenvolvimento de novos projetos, como a criação de um mestrado internacional entre o PPG Psicologia da PUCRS e UCV com a Università Degli Studi di Roma “La Sapienza” (Itália), abordando a temática “Análise de Dados em Saúde”. 

A missão oportunizou um maior diálogo sobre dupla titulação de doutorandos do PPG Psicologia, bem como o desenvolvimento de produções científicas e ampliação da mobilidade física e virtual de discentes e docentes de ambas as instituições.  

 A Irigaray realizou a Missão de Trabalho no Exterior pelo Programa PrInt através do projeto Aspectos biopsicossociais associados à saúde do indivíduo na vida adulta, vinculado ao tema prioritário. 

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias