Missão na Bélgica estreita laços na área de imagens médicas

Ana Maria Marques esteve na Bélgica entre janeiro e fevereiro pelo PUCRS-PrInt

Professor Michel Koole, da KU Leuven, e a professora Ana Maria Marques / Foto: Arquivo pessoal

A professora da Escola de Medicina Ana Maria Marques participou de uma missão na KU Leuven, na Bélgica, pelo Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt) entre os dias 30 de janeiro e 15 de fevereiro de 2020. A docente integra o projeto de cooperação Desenvolvimento de tecnologias e processos inovadores em saúde, vinculado ao tema Saúde no Desenvolvimento Humano

A parceria com a instituição belga já existe desde o pós-doutorado da docente, realizado entre agosto e fevereiro de 2019, onde investigou técnicas de quantificação de imagens multimodais PET/CT/MR para a investigação de doenças neurodegenerativas. “Durante a missão deos andamento nas pesquisas que estudam basicamente formas de identificar parâmetros extraídos das imagens médicas que indiquem a evolução de doenças como a esclerose múltipla, o distúrbio cognitivo leve e a doença de Alzheimer. As técnicas investigadas incluem a radiômica e o aprendizado de máquina, áreas de grande importância na ciência de dados”, explica.

A colaboração com a KU Leuven se dá principalmente com o professor Michel Koole, que esteve na PUCRS como professor visitante no Brasil pelo PUCRS-PrInt em agosto de 2019. Além disso, a colaboração foi ainda mais fortalecida com  a coorientação da doutoranda  Caroline Dartora, do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, que realizou seu doutorado sanduíche de 6 meses com Koole. 

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias