05/03/2024 - 08h50

Missão de Trabalho pelo CAPES/Print divulga pesquisas realizadas na PUCRS em Universidades da Espanha e da Itália

Novas conexões de pesquisa e intercâmbio de pesquisadores abrem portas para internacionalização da Universidade nas áreas de Educação e Ciências Sociais Aplicadas

Durante o mês de fevereiro, o professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida e do Programa de Pós-Graduação em Educação, José Luís Ferraro, esteve em missão de trabalho pelo Programa CAPES/PrInt na Universidad de Sevilla na Espanha e na Università Degli Studi di Salerno na Itália.

Em Sevilha, Ferrrero, ao abordar questões relacionadas à corporeidade, tencionou o debate em torno da epistemologia da Biologia e dos estudos de gênero, defendendo uma “Biologia queer” em relação à Biologia ciência normal. “A ideia de um corpo utópico (o corpo da normalização), abre espaço para a produção de corpos heterotópicos (não normativos, dissidentes, contra-hegemônicos)”, destaca o professor.

Em Salerno, abordou o tema da militarização das escolas públicas no Brasil a partir da inconstitucionalidade do Projeto Nacional das Escolas Cívico-Militares. “Este tema de pesquisa, se insere no debate do controle social, da regulação dos corpos e da criminalização de crianças e jovens filhos da classe trabalhadora – infâncias e juventudes em sua maioria não brancas – a partir da instauração de um mecanismo disciplinar punitivo nas escolas brasileiras”, elenca.

O professor também participou do congresso entitulado “Michel Foucault e a literatura: história, vida e política”, na Universidad de Granada, apresentando uma comunicação oral. Na ocasião pesquisadores como Judith Revel, Fabienne Brugère, Orazio Irrera, Frederic Gros, Adriana Sforzini, Philippe Sabot, Isabelle Galichon e Azucena Blanco, entre outros, estiveram presentes.

Para o docente, essas atividades representam um avanço na internacionalização das pesquisas da PUCRS. “A missão de trabalho serviu para o fortalecimento do quesito internacionalização a partir da discussão sobre possibilidades de colaboração e intercâmbio – entre pesquisadores destas universidades e da PUCRS – a partir da formação de uma rede de cooperação articulada em torno de um grupo de pesquisa internacional que será criado e registrado no CNPq” ressalta Ferraro.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias