Laboratório de Manufatura Integrada por Computador e Robótica – LABCIM

O Laboratório de Manufatura Integrada por Computador (CIM) tem por missão proporcionar o desenvolvimento e disseminação de conhecimentos e tecnologias relacionados ao projeto, planejamento e operação de sistemas automatizados de produção, treinamento de pessoal especializado e desenvolvimento de tecnologias adaptadas a realidade brasileira na área.

Atualmente atende as atividades práticas das disciplinas dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção, em áreas como programação de robôs, sistemas robotizados, sistemas de produção, entre outras. O laboratório dispõe de uma área de 200 m2, divididas nos seguintes espaços físicos: 1 antessala (F/104), 1 laboratório de ensino em manufatura integrada (F/104.01) com capacidade para 15 alunos, 1 sala do técnico (F/104.01A) e 1 laboratório de robótica (F/104.02) com capacidade para 20 alunos.

• 16 Computadores de mesa;
  • 5 kits de LEGO NXT 2.0;
  • 1 Torno CNC;
  • 1 Robô almoxarifado;
  • 1 Robô de montagem;
  • 1 Robô de controle de qualidade;
  • 1 Robô de manipulação;
  • 1 Paquímetro digital;
  • 1 Alimentador de parafusos automatizado;
  • 1 Parafusadeira automatizada;
  • 1 Projetor;
  • 1 Quadros brancos;
  • Software de programação LEGO;
  • Software RoboSoft para programação de robôs.

Coordenação: Prof. Me. Fernando de Oliveira Lemos

Técnico de Laboratório: Nalini da Silva Pereira

O LabCIM fica no Prédio 30, Térreo, Bloco F, Sala 104
Avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre/RS

das 13h às 22h45min

*Podem ocorrer mudanças de horário durante o semestre. Por favor, entrar em contato para verificar os horários na semana que você pretende utilizar o espaço.