Laboratório de Energia Eólica - Lab-Eólica

Apresentação
O Laboratório de Energia Eólica (LAB-EÓLICA) é um espaço dedicado à pesquisa, extensão e ao ensino-aprendizagem, sendo utilizado por estudantes especialmente na avaliação do desempenho de turbinas eólicas e anemometria. Sua estrutura e os equipamentos nele disponíveis permitem a experimentação da teoria abordada em sala de aula.

Como o espaço contribui para a formação dos alunos?
A estrutura e equipamentos disponíveis no laboratório permitem uma vivência única, tornando possível a realização de experimentos que demonstram a teoria abordada durante a graduação, ou também em cursos de extensão e pós-graduação, bem como pode ser utilizado no desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso, estudos de equipes de competição estudantil, testes e ensaios em geral.

O LAB-EÓLICA conta com infraestrutura apropriada para avaliação anemométrica e testes de turbinas eólicas de pequeno porte. Destacam-se:

• Laboratório de Anemometria:  equipado com um túnel de vento com seção de testes de 1 m x 1 m, comprimento de 12 m, relação de contração igual a 9, potência do motor igual a 59 kW, velocidade máxima do vento de 25 m/s, sistemas de monitoramento de variáveis automatizado e instrumentação especifica para medição de anemômetros e aerofólios.

• Laboratório de Turbinas Eólicas: dispõe de um túnel de vento com seção de teste variável (de 1,5 m a 2,5 m de diâmetro), comprimento de 12 m, potência do motor igual a 74 kW, rotação de 890 rpm, sistemas de monitoramento de variáveis automatizado para testes em turbinas eólicas e instrumentação especifica para medição turbinas eólicas.

• Laboratório de Geradores Eólicos.

Coordenação: Prof. Sérgio Boscato Garcia
Técnico do Laboratório: Gabriel Cirilo da Silva Simioni

O Lab-Eólica fica no Prédio 30, Térreo, Bloco F, Sala 120.
Avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre/RS

das 13h às 22h30