Engenharia Mecânica

Classificação no Guia da Faculdade      
Tipo de curso bacharelado
Modalidade presencial
Tempo de curso 10 semestres
Vestibular verão / inverno
Turno Tarde/Noite
Vagas Anuais 120

Mais informações

Apresentação

A Engenharia Mecânica é um ramo da Engenharia cuja formação profissional se divide em cinco grandes áreas:

  • Materiais: Nesta área são estudados todos os materiais utilizados em Engenharia, citando os metais, polímeros, cerâmicos, biomateriais, semicondutores e compósitos, estabelecendo as relações entre estrutura, propriedades e processamento, bem como as técnicas de análises e caracterização dos materiais.
  • Processos de Fabricação: Nesta área são estudados todos os processos de fabricação de interesse da Engenharia, envolvendo os processos de fundição e lingotamento, usinagem, torneamento, forjamento, laminação, trefilação, extrusão, soldagem e demais, bem como os sistemas, a gestão e a automação da manufatura.
  • Fluido-Térmica e Energia: Nesta área são abordados a transferência de calor, a mecânica dos fluidos, a termodinâmica, a combustão, o planejamento energético e o controle e prevenção da poluição, compreendendo sistemas de refrigeração e ar condicionado, caldeiras, turbinas, compressores, motores e máquinas térmicas, bem como os combustíveis e as energias renováveis, incluindo o projeto e o desenvolvimento de equipamentos e componentes.
  • Projeto Mecânico e Mecânica Computacional: Esta área abrange o projeto conceitual, a criação, o desenho e o cálculo de máquinas e produtos, passando pela seleção dos materiais, pelo estudo detalhado das partes que constituem as máquinas, a manutenção destas e a sua lubrificação, além da utilização de métodos numéricos e computacionais, da mecânica aplicada e experimental, e do controle de sistemas mecânicos.
  • Automação e Controle Industrial: Aqui são estudados temas como automação na indústria, projeto e construção de robôs, análises de vibrações e eletrônica industrial, além do desenvolvimento de métodos aplicados a dispositivos mecatrônicos e estruturas mecânicas, envolvendo os métodos de controle adaptativos e robustos, sistemas de monitoramento e diagnóstico, controle de sistemas não-lineares e aplicação de técnicas de inteligência artificial.

Além das grandes áreas de concentração, citam-se as áreas: ambiental, social e econômico-administrativa.

 

Sobre o curso

O curso é composto de 10 semestres, integralizando o tempo total normal de 5 anos, sendo oferecido semestralmente 60 vagas, concentrando suas atividades preferencialmente nos turnos de tarde e noite. O curso será integralizado através de 236 créditos (228 créditos de disciplinas obrigatórias e 8 créditos de disciplinas eletivas), compondo-se de 3540 horas de aula, 160 horas de atividades de Estágio Supervisionado e 120 horas de Atividades Complementares.

 

O profissional engenheiro mecânico

O Engenheiro Mecânico é um profissional apto para atuar na concepção, planejamento, projeto, análise, fabricação, instalação, padronização, controle de qualidade, manutenção e operação de máquinas, equipamentos mecânicos e eletromecânicos, sistemas de geração, transmissão e utilização do calor, refrigeração, veículos, etc, podendo atuar em diversos segmentos das indústrias do setor metal-mecânica, siderurgia, petroquímica, química, automobilística, mineração, plásticos, entre outras, além de atividades de serviços, assessoria e consultoria na área judicial (avaliações e perícias) e com ensino e pesquisa.

 

Pós-Graduação

O Ensino de Pós-graduação na Engenharia Mecânica atua na área de Engenharia e Tecnologia de Materiais, englobando a Escola Politécnica e a Escola de Ciências. O Programa de Mestrado foi iniciado em 2001 e o de Doutorado em 2007. O curso de Pós-graduação visa à capacitação de pesquisadores, docentes e profissionais de nível superior.

Coordenador

Prof. Dr. Sérgio Boscato Garcia

Secretário de curso

Maria Cristina M. Alderete

Comissão Coordenadora

  • Prof. Dr. Sérgio Boscato Garcia (Coordenador)
  • Prof. Dr. Carlos Alexandre dos Santos
  • Profa. Dra. Eleani Maria da Costa
  • Prof. Me. José Rogério Navajas Fazzi Junior
  • Profa. Me. Karina Ruschel

Núcleo Docente Estruturante

  • Prof. Dr. Sérgio Boscato Garcia (Coordenador)
  • Prof. Dr. Carlos Alexandre dos Santos
  • Profa. Dra. Eleani Maria da Costa
  • Prof. Dr. Jorge Hugo Silvestrini
  • Prof. Dr. Rubem da Cunha Reis

Currículos

A Estrutura Curricular do Curso de Engenharia Mecânica, com duração de 10 semestres, é constituída de 236 créditos (3540 horas). Além disso, o aluno deve realizar obrigatoriamente 120 horas de atividades complementares acadêmicas extra-classe e um estágio de 190 horas de duração (ambos de acordo com a legislação vigente). O curso funciona nos turnos da tarde e da noite.

SEM COD Disciplina CH
Não existe conteúdo cadastrado

Como ingressar

Para iniciar o curso de Engenharia Mecânica é necessário realizar o Concurso Vestibular da PUCRS. O vestibular é realizado em duas edições, inverno e verão.

A PUCRS oferece também a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de transferência, ingresso de diplomado e reopção.

 

Informações acadêmicas

Informações para os alunos do curso de graduação em Engenharia Mecânica sobre:

  • Horários das disciplinas
  • Fluxograma das disciplinas
  • Programas das disciplinas

Clique aqui para saber mais.