Agência Experimental de Projetos de Engenharia - AGEPE​

A AGEPE tem como objetivo principal a captação, gerenciamento e execução de PROJETOS nas áreas de Engenharia da Escola Politécnica da PUCRS. Assim, possibilitando o desenvolvimento de atividades curriculares e extracurriculares relacionados a projetos extensionistas de Engenharia, alinhadas com o perfil do egresso. Tais projetos deverão objetivar a resolução de problemas reais de demandantes externos, proporcionando o envolvimento dos estudantes de diferentes cursos de graduação em Engenharia da Escola de forma multidisciplinar e focado no trabalho em equipe. Portanto, aplicando as competências tecnológicas de suas áreas de formação, e integrando a teoria com a prática, o ensino com a pesquisa, e aspectos de inovação, criatividade e espírito empreendedor.

Como a AGEPE está na estrutura curricular?

Ela está estruturada em 3 disciplinas (listadas) curriculares e oferecidas regularmente nos novos currículos dos cursos de Engenharia de Energias Renováveis, Mecânica, Produção e Química e eletiva para estudantes de outros cursos.

AGEPE I (3º nível – preparação)

AGEPE II (6º nível – aluno júnior)

AGEPE III (9º nível – aluno sênior)

Ementa ​e as competências projetuais focadas por ​cada uma das disciplinas.

​ ​

Como aluno

Realizando a matrícula nas disciplinas adequadas ao nível no período regular de matrículas com atendendo aos pré-requisitos das mesmas.

Como demandante

No momento estamos captando projetos para AGEPE I, que envolve desafios no seguinte escopo:

Novo modelo de negócio no mercado

Proposição de oportunidades de portfólio

Reestruturação estratégica de um setor/área

Que competências serão desenvolvidas pelo estudante na AGEPE?

Como será o fluxo operacional da AGEPE?

Coordenação:​ Profa. Patrícia Magnago

Professores desenvolvedores: Eduardo Giugliani (EC), Karina Ruschel e Carlos Alexandre dos Santos (EM), e Fernando Lemos (EP), Rubem Reis e Allan Morcelli (EQ), e Dênis Fernandes (E. Computação).

​Técnico responsável: Henrique Gabrieli