Programa de Iniciação Científica Voluntário da PUCRS

O Programa de Iniciação Científica Voluntário da PUCRS – IC Voluntário tem por objetivo proporcionar a formação humana e científica complementar, aos alunos de graduação da PUCRS, mediante a realização voluntária de atividades de pesquisa sob a coordenação de um professor/pesquisador vinculado à Universidade.
 
Carga Horária: Até 20 horas semanais.
 
Duração: 12 (doze) meses, contados a partir da data de assinatura do Termo de Outorga, prorrogáveis, por igual período, enquanto o aluno estiver matriculado em curso de graduação da PUCRS.

Perfil, Requisitos e Atribuições do Orientador

Perfil do Orientador

  • Ter interesse em envolver e acompanhar o aluno de graduação em atividades voluntárias de Iniciação Científica.

 
Requisitos do Orientador

  • Ser docente da PUCRS com o título mínimo de Mestre em regime de tempo integral (DE, TI, T40) ou parcial (T30, T20), ou Doutor em regime Horista e credenciado em um Programa de Pós-Graduação stricto sensu.
  • Ser pesquisador ativo no SIPESQ, possuir horas de pesquisa em planilha e ser participante da equipe de uma estrutura de pesquisa ativa e/ou de um projeto de pesquisa em andamento cadastrado nesse sistema.

 
IMPORTANTE: Os Professores Horistas não credenciados em Programa de Pós-Graduação não podem orientar aluno voluntário no Programa de Iniciação Científica Voluntário da PUCRS.
 
Atribuições do Orientador

  • Propor atividades de pesquisa a serem desenvolvidas pelo aluno voluntário, preferencialmente vinculadas a projeto de sua autoria, cadastrado no SIPESQ e com as devidas aprovações.
  • Selecionar e indicar aluno de graduação voluntário com perfil e desempenho acadêmicos compatíveis com as atividades previstas no projeto, observando princípios éticos e conflitos de interesse.
  • Acordar com o aluno voluntário o horário, o calendário, a periodicidade e a responsabilidade pela execução das atividades previstas no projeto, respeitando a carga horaria de até 20 horas por semana.
  • Assinar o Formulário de Inscrição e Plano de Atividades do Aluno Voluntário.
  • Estimular a participação do aluno voluntário no Salão de Iniciação Científica da PUCRS, revisar o respectivo resumo antes da submissão e acompanhar a apresentação.
  • Incluir o aluno voluntário na lista de autores das publicações e trabalhos apresentados em congressos e seminários sempre que o mesmo tenha participado efetivamente da obtenção e interpretação dos resultados da pesquisa.
  • Encaminhar o Formulário de Encerramento da Participação do Aluno Voluntário para a Coordenadoria de Iniciação Científica ([email protected]) no final da participação do aluno voluntário no Programa de Iniciação Científica Voluntário da PUCRS
  • Encaminhar o Relatório Final elaborado pelo aluno voluntário e contendo o seu parecer para a Coordenadoria de Iniciação Científica ([email protected]).
Perfil, Requisitos e Atribuições do Aluno Voluntário

Perfil do Aluno Voluntário

  • Demonstrar interesse pela pesquisa.
  • Ter curiosidade e criatividade científicas.

 
Requisitos do Aluno Voluntário

  • Ser selecionado e indicado pelo Pesquisador.
  • Estar regularmente matriculado em curso de graduação da PUCRS.
  • Apresentar perfil compatível com as atividades previstas e bom desempenho acadêmico.
  • Ter Currículo Lattes devidamente cadastrado e atualizado – www.cnpq.br.

 
Atribuições do Aluno Voluntário

  • Acordar com seu orientador o horário, o calendário, a periodicidade e a responsabilidade pela execução das atividades previstas.
  • Comprometer-se a executar o plano de atividades previsto sob a orientação do Pesquisador com dedicação de até 20 horas por semana.
  • Apresentar, antes de iniciar a participação no Programa de Iniciação Científica Voluntário da PUCRS, o atestado de capacitação no Curso de Capacitação em Segurança de Laboratórios disponível na Plataforma Moodle. Esse requisito é obrigatório para os alunos vinculados a Estruturas de Pesquisa/Projetos nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Engenharias e Ciências Exatas e da Terra.
  • Assinar o Formulário de Inscrição e Plano de Atividades do Aluno Voluntário, o Termo de Outorga IC Voluntário e o Termo de Compromisso, de Confidencialidade e de Cessão de Direitos de Propriedade Intelectual com a UBEA/PUCRS.
Inscrições

A inscrição da Estrutura de Pesquisa ou do Projeto deve ser realizada pelo Professor Orientador via preenchimento, assinatura e envio do Formulário de Cadastro para a Coordenadoria de Iniciação Científica ([email protected]):
 

IMPORTANTE: Permitido apenas um cadastro de Estrutura de Pesquisa ou de Projeto por pesquisador no Programa IC Voluntário.
 
No caso do Professor Orientador ser participante da equipe de uma Estrutura de Pesquisa ativa e queira se cadastrar no Programa IC Voluntário com essa Estrutura, será necessário encaminhar a Carta de Anuência do(a) Coordenador(a) da Estrutura de Pesquisa juntamente com o Formulário de Cadastro.
 

Indicação de alunos

Cada Estrutura de Pesquisa ou Projeto poderá acolher mais de um IC Voluntário.
 
Os documentos do processo de indicação de aluno devem ser encaminhados para a Coordenadoria de Iniciação Científica ([email protected]) até o dia 10 de cada mês para a implementação e procedimentos necessários no próprio mês.
 
OBS: Documentação encaminhada após essa data acarretará na implementação no mês seguinte.
 

 
IMPORTANTE: O aluno voluntário vinculado a projeto nas áreas de Engenharia e Ciências Biológicas, da Saúde, Exatas e da Terra e áreas afins, ou de outras áreas, em que as atividades de pesquisa envolvam trabalho com materiais biológicos, químicos ou organismos vivos, deverá realizar o Curso de Capacitação em Segurança de Laboratórios disponível na Plataforma Moodle e apresentar o certificado de conclusão antes de iniciar a participação no programa.

Encerramento da Participação do Aluno IC Voluntário

Para solicitar o encerramento da participação do aluno IC Voluntário no Programa, o Professor Orientador deverá preencher, assinar e encaminhar o documento abaixo para a Coordenadoria de Iniciação Científica ([email protected]) até o dia 10 do mês de encerramento das atividades:
 

 
Para a obtenção da documentação comprobatória da participação no Programa de Iniciação Científica Voluntário, o aluno voluntário deverá encaminhar o Relatório Final contendo o parecer final do Professor Orientador para a Coordenadoria de Iniciação Científica ([email protected]).
 

 
IMPORTANTE: É fundamental que o Professor interessado em encerrar sua participação como Orientador no Programa de Iniciação Científica Voluntário formalize sua decisão por e-mail à Coordenadoria de Iniciação Científica para a realização dos procedimentos necessários.