Programa de Iniciação Científica Voluntário da PUCRS

O Programa de Iniciação Científica Voluntário da PUCRS – PICV tem por objetivo proporcionar a formação humana e científica complementar, aos alunos de graduação da PUCRS, mediante a realização voluntária de atividades de pesquisa sob a coordenação de um professor/pesquisador vinculado à Universidade.

Carga Horária: Até 20 horas semanais.

Duração: 12 (doze) meses, contados a partir da data de assinatura do Termo de Outorga, prorrogáveis, por igual período, enquanto o aluno estiver matriculado em curso de graduação da PUCRS.

Perfil, Requisitos e Atribuições do Orientador

Perfil do Orientador

• Ter interesse em envolver e acompanhar o aluno de graduação em atividades voluntárias de Iniciação Científica.

Requisitos do Orientador

• Ser docente da PUCRS com o título mínimo de Mestre em regime de tempo integral (DE, TI, T40) ou parcial (T30, T20), ou Doutor em regime Horista e credenciado em um Programa de Pós-Graduação.
  • Ser pesquisador ativo no SIPESQ, participante da equipe de uma estrutura de pesquisa ativa e/ou de um projeto de pesquisa em andamento cadastrado nesse sistema.

IMPORTANTE: Os Professores Horistas não credenciados em Programa de Pós-Graduação não podem orientar aluno voluntário no PICV.

Atribuições do Orientador

• Propor atividades de pesquisa a serem desenvolvidas pelo aluno voluntário, preferencialmente vinculadas a projeto de sua autoria, cadastrado no SIPESQ e com as devidas aprovações.
  • Selecionar e indicar aluno de graduação voluntário com perfil e desempenho acadêmicos compatíveis com as atividades previstas no projeto, observando princípios éticos e conflitos de interesse.
  • Acordar com o aluno voluntário o horário, o calendário, a periodicidade e a responsabilidade pela execução das atividades previstas no projeto, respeitando a carga horaria de até 20 horas por semana.
  • Assinar o Formulário de Inscrição e Plano de Atividades do Aluno Voluntário.
  • Estimular a participação do aluno voluntário no Salão de Iniciação Científica da PUCRS, revisar o respectivo resumo antes da submissão e acompanhar a apresentação.
  • Incluir o aluno voluntário na lista de autores das publicações e trabalhos apresentados em congressos e seminários sempre que o mesmo tenha participado efetivamente da obtenção e interpretação dos resultados da pesquisa.
  • Encaminhar o Formulário de Encerramento da Participação do Aluno Voluntário para a Coordenadoria de Iniciação Científica ([email protected]) no final da participação do aluno voluntário no PICV.
  • Encaminhar o Relatório Final elaborado pelo aluno voluntário e contendo o seu parecer para a Coordenadoria de Iniciação Científica ([email protected]).
Perfil, Requisitos e Atribuições do Aluno Voluntário

Perfil do Aluno Voluntário

• Demonstrar interesse pela pesquisa.
  • Ter curiosidade e criatividade científicas.

Requisitos do Aluno Voluntário

• Ser selecionado e indicado pelo Pesquisador.
  • Estar regularmente matriculado em curso de graduação da PUCRS.
  • Apresentar perfil compatível com as atividades previstas e bom desempenho acadêmico.
  • Ter Currículo Lattes devidamente cadastrado e atualizado – www.cnpq.br.

Atribuições do Aluno Voluntário

• Acordar com seu orientador o horário, o calendário, a periodicidade e a responsabilidade pela execução das atividades previstas.
  • Comprometer-se a executar o plano de atividades previsto sob a orientação do Pesquisador com dedicação de até 20 horas por semana.
  • Apresentar, antes de iniciar a participação no PICV, o atestado de capacitação no Curso de Capacitação em Segurança de Laboratórios disponível na Plataforma Moodle. Esse requisito é obrigatório para os alunos vinculados a Estruturas de Pesquisa/Projetos nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Engenharias e Ciências Exatas e da Terra.
  • Assinar o Formulário de Inscrição e Plano de Atividades do Aluno Voluntário, o Termo de Outorga PICV e o Termo de Compromisso, de Confidencialidade e de Cessão de Direitos de Propriedade Intelectual com a UBEA/PUCRS.
Inscrições

As inscrições de Projetos/Estruturas de Pesquisas devem ser realizadas pelo Professor Orientador via preenchimento, assinatura e envio dos seguintes documentos para a Coordenadoria de Iniciação Científica ([email protected]):

Início das atividades voluntárias:
Os documentos do processo de inscrição de Projetos/Estruturas de Pesquisas devem ser encaminhados para a Coordenadoria de Iniciação Científica ([email protected]) até o dia 10 de cada mês para a implementação e procedimentos necessários no próprio mês. Documentação encaminhada após essa data acarretará na implementação no mês seguinte.

IMPORTANTE: O aluno voluntário vinculado a projeto nas áreas de Engenharia e Ciências Biológicas, da Saúde, Exatas e da Terra e áreas afins, ou de outras áreas, em que as atividades de pesquisa envolvam trabalho com materiais biológicos, químicos ou organismos vivos, deverá realizar o Curso de Capacitação em Segurança de Laboratórios disponível na Plataforma Moodle e apresentar o certificado de conclusão antes de iniciar a participação no programa.

Encerramento da Participação do Aluno ICV

Para solicitar o encerramento da participação do aluno ICV no Programa, o Professor Orientador deverá preencher, assinar e encaminhar o documento abaixo para a Coordenadoria de Iniciação Científica ([email protected]) até o dia 10 do mês de encerramento das atividades:

IMPORTANTE: É fundamental que o Professor interessado em encerrar sua participação como Orientador no PICV formalize sua decisão por e-mail à Coordenadoria de Iniciação Científica para a realização dos procedimentos necessários.