Podcasts da Escola de Negócios

Os podcasts a seguir foram desenvolvidos pelos alunos dos Programas de Pós-Graduação em Administração e Economia do Desenvolvimento, da Escola de Negócios da PUCRS.

Confira!

Gestão Estratégica | Por Bruno de Godoy, João Freitas e Matheus Pulz

Sinopse:
A pandemia que afetou e paralisou o mundo em 2020 gerou grandes desafios para as empresas. A solução adotada pelas organizações foi se adaptar o mais rápido possível ao cenário perturbador, adotando estratégias e práticas imprevisíveis face ao colapso organizacional.
Nesse contexto, conversamos com o Daniel Tkacz, Vice-presidente Operacional da Azul Linhas Aéreas, com intuito de termos um maior entendimento de quais cursos de ações foram tomados em um cenário tão desafiador e como a empresa mais pontual do mundo (2022) se preparou para o retorno das operações.

Esse Podcast é uma produção de Bruno de Godoy (entrevistador), João Henrique de Freitas e Matheus Henrique Pulz.

Episódio
EP01 | Estratégias Gerenciais e Operacionais da Azul Linhas Aéreas Frente a Pandemia de Covid-19.

Escute aqui.


O que é Marketing Sustentável? | Por Aline Juliana Fillmann Jost e Ana Lígia Espuny

Sinopse:
As alunas do PPGAd PUCRS, Mestranda Aline Juliana Fillmann Jost e Doutoranda Ana Lígia Espuny, convidam Ismael Fischer, Gerente de Suprimentos e Sustentabilidade da Calçados Bibi, para uma conversa descontraída sobre Marketing Sustentável. Com embasamento acadêmico atrelado à práticas de gestão, apresentam de forma elucidativa esse assunto tão importante.

Esse Podcast é uma produção de Aline Juliana Fillmann Jost e Ana Lígia Espuny

Episódio
EP01 | O que é Marketing Sustentável?

Escute aqui.


CONSUMO SUSTENTÁVEL | Por ELIANE MIKIE SORAJI E MARIZA BETHANYA KORZENIEWICZ

Sinopse:
Neste podcast são discutidos tópicos sobre consumo sustentável, como minimalismo, formas de consumo e anticonsumo, notícias atuais sobre o consumo e nudges. Esse episódio conta com a presença do convidado especial para trazer ao debate de consumo sustentável as políticas ambientais, professor Augusto Mussi Alvim, doutor em Economia (2003) pela UFRGS, Professor Titular e Coordenador do PPGE na Escola de Negócios da PUCRS. 

Esse Podcast é uma produção de Eliane Mikie Soraji e Mariza Bethanya Korzeniewicz

Episódios:
EP01 | Consumo Sustentável?

Escute aqui.


NEGÓCIOS E SUSTENTABILIDADE

Sinopse:
O tradicional modelo linear de desenvolvimento econômico de extração-produção-uso-despejo de material e resíduos é insustentável e vem causando sérios danos ambientais. Esse fluxo de desenvolvimento está esgotando o sistema em que opera, de onde se origina e para o qual libera seus resíduos e emissões. O ecossistema global está se tornando menor, os desertos estão se expandindo, o nível do mar está subindo, a população está crescendo, o consumo per capita está aumentando e a biodiversidade está se esgotando em taxas cada vez mais rápidas. Uma resposta simples e lógica para o problema do modelo linear é o seu inverso: o modelo cíclico, a economia circular. Esse fluxo cíclico reduz os impactos ambientais negativos e estimula novos modelos de negócios.  E é sobre essa nova economia e os desafios para sua implementação como estratégia de marketing e para criar novos modelos de negócios que gente vai falar neste episódio.

A mesa do podcast Negócios e Sustentabilidade conta com a host Victoria Guimarães; com as debatedoras Marcia Aguirre e Sabrina Klein; e com as participações especiais da Professora Maira Petrini (PUCRS) e do Professor Marcelo L. Kronbauer (UNISC).Produção e Edição: Marcia Aguirre, Sabrina Klein e Victoria Guimarães. 

Episódios:
EP01 | Economia Circular

Escute aqui


COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Sinopse:
Entender de que forma o convidado avalia  o não compartilhamento de conhecimento entre acadêmicos dentro das universidades brasileiras.

Episódios:
EP01
| Entrevista com Jorge Audy

Escute aqui


PITCH PRESENTATION: COMO TORNÁ-LO UM SUCESSO

Sinopse:
A tarefa do empreendedor para vender sua ideia aos investidores não é fácil. Um curto período de tempo, em torno de 03 a 05 minutos, é tudo que o empreendedor possui para atrair investidores e possíveis clientes e convencê-los do sucesso da sua proposta. Por esse motivo, o pitch presentation, precisa ser efetivo contendo apenas informações curtas e fundamentais contudo, apesar de simples, deve ser feito de forma criativa, atrativa e responsiva. Por isso, não é surpresa que a apresentação, a clareza de comunicação, o nível das informações oferecidas e a aptidão do empreendedor em vender seu negócio são questões essenciais. Mas afinal, como criar um pitch de sucesso? Quais os fatores que levam à assertividade de uma apresentação? O que deve ser cuidado? O que o marketing pode trazer de contribuição? Aperta o play e vem descobrir conosco! 

Episódios:
EP01
| Pitch Presentation: Como torná-lo um sucesso – Feat. Nelson Naibert

Escute aqui


PESQUISAS & NEGÓCIOS

Sinopse:
Sabe quando um cliente compra algo pelo aplicativo de uma loja, não recebe o produto em sua casa, reclama com a loja física e a loja física diz que só pelo aplicativo dá pra resolver? Ou quando o cliente passa dias pesquisando aquele super objeto de desejo, vê no site um preço, vai na loja pra experimentar e o preço é mais caro?

Quem nunca ouviu essas histórias ou já passou por isso?
Pois é, esses são os chamados pontos de atrito que podem ocorrer na jornada experiencial do consumidor quando uma empresa busca implementar uma estratégia Omnichannel, que é a integração de todos os canais e pontos de contato de uma empresa com o cliente. Mas nem sempre é fácil de se implementar e acabam existindo esses problemas e deixando o cliente super insatisfeito.
E é sobre essa estratégia, seus problemas e soluções que a gente vai falar hoje aqui no nosso podcast.
A bancada do podcast é composta pelos alunos de Mestrado em Administração e Negócios da PUCRS, Adriano Escobar e Sabrina Helena Klein (host). O episódio 01 conta com a participação especial do Prof. Vinícius Brasil, que é Professor da Escola de Negócios da PUCRS e Coordenador do Omni Experience, Hub de Omnicanalidade da Escola e do Tecnopuc.
Produção e Edição: Adriano Escobar, Aline Fillmann, Sabrina Helena Klein, Simone Barañano e Victoria Guimarães.

Episódios:
EP01
| Omnichannel

Escute aqui