Ciências Econômicas: Economia

Informações adicionais

Na Prática Profissional o aluno desenvolve um projeto sobre aspectos da realidade de uma organização, contando com apoio metodológico em sala de aula e com a orientação individual de um professor especialista na área pesquisada.

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, produto final da Prática Profissional, será construído ao longo de dois semestres, nos quais o aluno manterá contato assíduo com a organização pesquisada. O domínio teórico propiciado pela Escola de Negócios, o apoio metodológico das aulas de Prática Profissional, a parceria com o Orientador, e a viabilização do acesso aos dados pela Empresa devem convergir para a elaboração de um TCC consistente.

 ARQUIVOS COMUNS DISPONÍVEIS NA ÁREA DO MOODLE

  • Escola de Negócios – Trabalho de Conclusão de Curso

Perfil Profissional

O economista formado na PUCRS está preparado para assumir posições estratégicas em organizações privadas e públicas. Por ter uma sólida formação em métodos quantitativos, teoria econômica, história e ciências humanas, o profissional desenvolve capacitações para atuar nos mais diversos setores da economia, resolvendo problemas que envolvam a tomada de decisão em um ambiente de constantes transformações, envolvendo risco, incerteza, escolhas intertemporais e análise estratégica.

O profissional de economia trabalha planejando soluções para o desenvolvimento de instituições, cidades, estados ou países. Também deve trabalhar de forma ética, levando em consideração as características históricas, ambientais e sociais de cada população e região.

São muitas as áreas de atuação do economista. Muitos vão para o mercado financeiro, outros atuam em elaboração de projetos de viabilidade econômica, consultorias e assessorias econômicas, elaboração de estudos mercadológicos, perícia, fusões, aquisições, incorporações de empresas, desenvolvimento de projetos visando a gestão dos recursos naturais e conservação do meio ambiente, políticas públicas de desenvolvimento econômico e social, entre outros.

Não importa se a economia está em recessão ou em expansão, o mercado de trabalho oferece muitas opções para economistas com boa formação acadêmica.