Certificações de Estudos

Comunicação Organizacional

Duração

240 horas

Modalidade

Presencial

Periodo

Manhã, Tarde e Noite

A abordagem estratégica da comunicação tem sido cada vez mais apropriada no contexto das organizações – públicas, privadas e do terceiro setor – de forma a promover e privilegiar um maior entendimento entre os sujeitos e a intermediação de ideias, produtos, serviços. Não obstante, o cenário contemporâneo propõe complexos desafios para a comunicação nas dimensões estratégica, cultural e humana, que demandam profissionais com olhar crítico e reflexivo, que de fato percebam a comunicação no seu aspecto global, para além da produção de canais e de mídias. Portanto, a Certificação de Estudos EM Comunicação Organizacional tem como objetivos desenvolver competências e habilidades para analisar cenários organizacionais; e proporcionar fundamentos e reflexões para pensar e planejar a Comunicação Organizacional de forma dialógica e integrada, com ênfase em suas distintas modalidades – Administrativa, Interna, Institucional e Mercadológica.

  • Comunicação Mercadológica

    Código 2341P04 | 60 horas-aula

    Visão geral da comunicação mercadológica, ambiente, regulamentação e ética. Comunicação integrada de Marketing na perspectiva do cliente: posicionamento, comunicação e persuasão. Gerenciamento do composto de comunicação.

  • Comunicação Mercadológica e Gestão de Marcas

    Código 97224-02 | 30 horas-aula

    Abordagem conceitual de gestão de marca e dos processos de comunicação mercadológica, orientados pela perspectiva de posicionamento. Aproximação às práticas de mercado e a parâmetros éticos, a partir da compreensão do conjunto de possibilidades que envolve estas temáticas.

  • Estudos de Públicos e Relacionamento com Stakeholders

    Código 97220-02 | 30 horas-aula

    Conceito de públicos em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Caracterização dos públicos como componentes do sistema social organização-públicos. Estudo de questões sobre os públicos de interesse e as suas atuações nos fenômenos de relacionamento nas organizações. Mapeamento de públicos.

  • Comunicação Organizacional

    Código 2342M-04 | 60 horas-aula

    O processo comunicacional nas e das organizações. Rede, fluxos e canais. Modelos e perspectivas da comunicação organizacional. As estratégias comunicacionais. A comunicação como ferramenta estratégica.

  • Comunicação Interna e Administrativa

    Código 2343P-04 | 60 horas-aula

    Estudo da cultura de informação e da cultura de comunicação. Reflexão sobre a comunicação administrativa nos processos de gestão. Análise das imprecisões conceituais entre comunicação administrativa e comunicação interna. Abordagem da humanização como fundamento da comunicação interna.

  • Comunicação Institucional e Reputação

    Código 2343V-02 | 30 horas-aula

    Estudo da comunicação institucional na perspectiva organizacional. Abordagem de reputação, de imagem e de identidade como fundamentos da comunicação institucional. Interfaces entre missão, visão, valores e públicos organizacionais. Discussão de ouvidoria institucional. Análise de ações e práticas de comunicação institucional.

  • Comunicação Mercadológica

    Código 2341P04 | 60 horas-aula

  • Comunicação Organizacional

    Código 2342M04 | 60 horas-aula

  • Comunicação Interna e Administrativa

    Código 2343P04 | 60 horas-aula

  • Comunicação Institucional e Reputação

    Código 2343V02 | 30 horas-aula

Os créditos referentes às Certificações de Estudo serão cobrados junto com as demais mensalidades em 5 parcelas. O valor semestral do crédito adicional no ano de 2024 é de R$ 440,63.

Exemplo: Aluno matriculado em 20 créditos que requisitar mais 4 créditos das Certificações de Estudo efetuará os pagamentos da 2ª a 6ª parcela (totalizando 5), com o valor referente a 24 créditos, conforme tabela de valor de cada curso.

Os alunos diplomados que requisitarem matrícula em disciplinas da Certificação de Estudos ou em regime de Disciplinas Isoladas, nos meses de janeiro ou julho/2024, efetuarão o pagamento dos créditos matriculados conforme tabela abaixo, valores válidos para o ano de 2024.

Créditos 1ª parcela 2ª parcela 3ª, 4ª e 5ª parcela Valor semestral
2 R$ 352,50 R$ 0,00 R$ 176,26 R$ 881,28
3 R$ 352,50 R$ 176,22 R$ 264,39 R$ 1.321,89
4 R$ 352,50 R$ 352,52 R$ 352,50 R$ 1.762,52
5 R$ 352,50 R$ 528,76 R$ 440,63 R$ 2.203,15
6 R$ 352,50 R$ 705,00 R$ 528,76 R$ 2.643,78
7 R$ 352,50 R$ 881,24 R$ 616,89 R$ 3.084,41
8 R$ 352,50 R$ 1.057,48 R$ 705,02 R$ 3.525,04
9 R$ 352,50 R$ 1.233,75 R$ 793,14 R$ 3.965,67
10 R$ 352,50 R$ 1.410,02 R$ 881,26 R$ 4.406,30
11 R$ 352,50 R$ 1.586,26 R$ 969,39 R$ 4.846,93
12 R$ 352,50 R$ 1.762,47 R$ 1.057,53 R$ 5.287,56
13 R$ 352,50 R$ 1.938,77 R$ 1.145,64 R$ 5.728,19
14 R$ 352,50 R$ 2.114,95 R$ 1.233,79 R$ 6.168,82
15 R$ 352,50 R$ 2.291,25 R$ 1.321,90 R$ 6.609,45
16 R$ 352,50 R$ 2.467,52 R$ 1.410,02 R$ 7.050,08
17 R$ 352,50 R$ 2.643,76 R$ 1.498,15 R$ 7.490,71
18 R$ 352,50 R$ 2.820,03 R$ 1.586,27 R$ 7.931,34
19 R$ 352,50 R$ 2.996,24 R$ 1.674,41 R$ 8.371,97
20 R$ 352,50 R$ 3.172,54 R$ 1.762,52 R$ 8.812,60

Obs.: O valor semestral, com base no número de créditos matriculados, será cobrado em um total de 5 (cinco) parcelas. A primeira parcela deverá ser paga antes da efetivação da matrícula, no Setor Financeiro Acadêmico. O valor cobrado será pela média de 4 créditos. Após a efetivação da matrícula, será feito o cálculo da semestralidade e a mesma será dividida em 5 parcelas. Havendo diferença de valor em relação a primeira já paga, este será ajustado na segunda ou terceira parcela, dependendo do mês de matrícula. Das parcelas restantes, a Universidade enviará documento bancário com vencimento no dia 15 de cada mês, para pagamento na rede bancária.

 

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.

NOTÍCIAS

Não perca nada do que está acontecendo e acompanhe todas as notícias da Universidade e fique por dentro!

Veja todas as notícias
Veja todas as notícias