Uma receita doce como o Natal

Há algum tempo atrás, a historiadora e arqueóloga Moudhy Al-Rashid postou em sua rede social uma foto de receitas de quase quatro mil anos atrás, gravadas com escrita cuneiforme (a mais antiga forma de escrita reconhecida) em pedras encontradas na Mesopotâmia, região onde agora é o Iraque. As receitas incluíam ensopado de carne de cordeiro, carne cozida com cerveja, ervas e beterraba, caldo de ervas com sangue de ovelha e refogado de alho-poró e cebolinha com crostas de pão fermentado. Essa receita que vamos mostrar aqui não é milenar, mas é uma receita tradicional de Natal que possui muitas origens diferentes. Os biscoitos de Natal, como conhecemos hoje, surgiram a partir de receitas na Europa medieval, quando muitos ingredientes como canela e gengibre foram introduzidos. Já no século XVI, os biscoitos de Natal se tornaram populares em toda a Europa. Nos Estados Unidos, os primeiros biscoitos de Natal foram trazidos pelos holandeses, no início do século XVII. Já nos primeiros anos do século XX, muitos comerciantes dos Estados Unidos importavam da Alemanha os biscoitos decorados durante o feriado natalino. A partir da década de 1930, a produção de biscoitos se tornou muito comum nos Estados Unidos e no Canadá. Assim, os biscoitos natalinos se tornaram uma tradição para as famílias em muitos lugares do mundo.

 

Vamos à receita? Assista ao vídeo com o passo a passo e mãos à obra:

 

 

Na exposição “Arqueologia”, no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, podemos compreender um pouco mais sobre as tradições e culturas de antigos povos.

Referências:
https://www.history.com/news/the-medieval-history-of-the-christmas-cookie
https://en.wikipedia.org/wiki/Christmas_cookie#:~:text=The%20earliest%20examples%20of%20Christmas,became%20available%20in%20American%20markets.
https://www.youtube.com/watch?v=LSDhboa6PaM
https://www.pucrs.br/mct/receitas-de-quatro-mil-anos/