Programa Escola-Ciência (PROESC)

O Programa Escola-Ciência (PROESC) do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT-PUCRS) iniciou suas atividades em 2002 e tem por objetivo promover ações de acesso à cultura e ao conhecimento científico a crianças e jovens de famílias de baixa renda, matriculadas em escolas públicas e/ou participantes de instituições localizadas em zonas de vulnerabilidade e risco social através da gratuidade no ingresso. Considerando somente os últimos anos em que esteve ativo (2016 a agosto de 2023), o Programa atendeu mais de 1.390 escolas/instituições e 93 mil alunos/professores.
Por acreditar que o conhecimento é um caminho para o desenvolvimento da sociedade, o Museu dá continuidade ao Programa abrindo as inscrições para 2024.

Quem pode participar e até quando?


Escolas/Instituições do Rio Grande do Sul que tenham em seu quadro grande parte de pessoas procedentes de famílias de baixa renda com impossibilidade de acessar o Museu na condição de pagantes.

Fique atento para os prazos:

  • Período de submissões da documentação: de 26/02 a 30/04/2024
  • Divulgação dos resultados: por ordem de inscrição.
  • Agendamento de visitas e pré-visitas: de 26/02 a 30/04/2024 (ou até as vagas esgotarem).
  • Envio do plano pedagógico (às escolas que não farão a pré-visita): juntamente com a documentação.
  • Período de visitação: de 05/03 a 30/06/2023.
  • Entrega dos relatórios: até 15 dias após a visita.

 

Como se inscrever?


Para solicitar o PROESC, siga as orientações abaixo:

  1. Leia atentamente o Regulamento do Programa Escola-Ciência (clique aqui para abrir o arquivo).
  2. Preencha o Formulário de Solicitação (clique aqui para abrir o arquivo). IMPORTANTE: O arquivo em PDF não pode ser modificado.
  3. Entre as opções abaixo, escolha a que melhor define sua instituição:
    3.1. Para escolas da rede pública de ensino:
    Encaminhe a Declaração de Comprovação da Situação de Vulnerabilidade Social da Escola (clique aqui para abrir o arquivo) para a Secretaria da Educação (Estadual ou Municipal) na qual a escola está vinculada para coleta de carimbo e assinatura. Após, aguarde o reenvio, por parte da Secretaria da Educação, e encaminhe para o Museu, juntamente com o formulário de solicitação.
    3.2. Demais Instituições (ONGs, associações, projetos, etc.):
    Utilize a declaração de comprovação da situação de vulnerabilidade social específica para sua categoria (clique aqui para abrir o arquivo). Encaminhe para a secretaria ou conselho ao qual está vinculada para coleta de carimbo e assinatura. Aguarde o reenvio, por parte do órgão e, após encaminhe para o Museu, juntamente com o formulário de solicitação.
  4. Depois de providenciar os documentos (verificar os itens 2 e 3), encaminhe-os para o e-mail [email protected]. Mas lembre-se: os documentos devem ser enviados com tempo hábil para garantir o cumprimento das etapas do processo.
  5. Após a análise da documentação, o Museu entrará em contato por e-mail para informar sobre o deferimento ou indeferimento de sua solicitação. Os resultados e demais informações serão informados para o e-mail que foi usado para o envio dos documentos ao MCT.
  6. Para todas as escolas e instituições contempladas: realizar a atividade de pré-visita (conforme informado no formulário de solicitação, item 2), ou elaborar um Plano Pedagógico (clique aqui para abrir o arquivo).

Relatório de Visita


Depois de realizar a visita, a instituição deverá responder o Relatório de Visita ao MCT* e enviá-lo para o e-mail [email protected], respeitando o prazo máximo de 15 dias após a visita.
*Caso a instituição não envie o relatório de Visita ao MCT, ficará impedida de receber isenção pelos próximos 2 anos.