Programa Escola-Ciência (PROESC)

O Programa Escola-Ciência (PROESC) do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT-PUCRS) iniciou suas atividades em 2002 e tem por objetivo promover ações de acesso à cultura e ao conhecimento científico a crianças e jovens de famílias de baixa renda, matriculadas em escolas públicas e/ou participantes de instituições localizadas em zonas de vulnerabilidade e risco social através da gratuidade no ingresso. Considerando somente os 6 últimos anos em que esteve ativo (2016 a 2022), o Programa atendeu mais de 150 escolas/instituições e 65 mil alunos/professores.
Por acreditar que o melhor caminho para o crescimento é o conhecimento, o Museu dá continuidade ao Programa abrindo às inscrições para 2023. Como novidades o MCT disponibilizará para todas as escolas participantes do PROESC um espaço junto à exposição do MCT para mostras científicas de trabalhos desenvolvidos nas escolas pelos alunos e professores visitantes. As atividades deverão ser detalhadas e os espaços reservados em formulário próprio.

Quem pode participar e até quando?


Instituições que tenham em seu quadro grande parte de pessoas procedentes de famílias de baixa renda com impossibilidade de acessar o Museu na condição de pagantes.

Fique atento para os prazos:

  • Período de submissões da documentação: de 23/01 a 31/05/2023.
  • Divulgação dos resultados: 7 dias após a submissão.
  • Agendamento de visitas e pré-visitas: de 07/02 a 09/06/2023 (ou até as vagas esgotarem).
  • Envio do plano pedagógico (às escolas que não farão a pré-visita): 15 dias antes da visita.
  • Uso de espaços opcionais (cf item 5 deste Regulamento): agendar no momento da submissão, para a mesma data da visita (no formulário de solicitação).
  • Período de visitação: de 07/02 a 14/07/2023.
  • Entrega dos relatórios: 15 dias após a visita.

Como se inscrever?


Para solicitar o PROESC, siga as orientações abaixo:

  1. Leia atentamente o Regulamento do Programa Escola-Ciência (clique aqui para abrir o arquivo).
  2. Preencha o Formulário de Solicitação (clique aqui para abrir o arquivo). IMPORTANTE: O arquivo em PDF não pode ser modificado.
  3. Entre as opções abaixo, escolha a que melhor define sua instituição:
    3.1. Para escolas da rede pública de ensino:
    Encaminhe formulário de solicitação (arquivo do item 2) junto com a Declaração da Escola (clique aqui para abrir o arquivo) para a Secretaria da Educação (Estadual ou Municipal) na qual a escola está vinculada. Após, aguarde o reenvio, por parte da Secretaria da Educação, desses documentos.
    3.2. Demais Instituições (ONGs, associações, projetos, etc.):
    Providencie a cópia da inscrição de sua instituição no Conselho Municipal de Assistência Social e/ou no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Após, junte a cópia da inscrição com o Formulário de Solicitação e a Declaração de sua Instituição (clique aqui para abrir o arquivo).
  4. Depois de providenciar os documentos (verificar os itens 2 e 3), encaminhe-os para o e-mail [email protected]. Mas lembre-se: os documentos devem ser enviados com tempo hábil para garantir o cumprimento das etapas do processo.
  5. Após a análise da documentação, o Museu entrará em contato por e-mail para informar sobre o deferimento ou indeferimento de sua solicitação. No caso de deferimento, um novo contato será realizado no prazo mínimo de 7 dias.
  6. Para todas as escolas e instituições contempladas: realizar a atividade de pré-visita (conforme informado no formulário de solicitação, item 2), ou elaborar um Plano Pedagógico (clique aqui para abrir o arquivo).

Importante!


Depois de realizar a visita, a instituição deverá responder o Relatório de Visita ao MCT* e enviá-lo para o e-mail [email protected], respeitando o prazo máximo de 30 dias.
*Caso a instituição não envie o relatório de Visita ao MCT, ficará impedida de receber isenção pelos próximos 2 anos.