Semana Mundial de Imunização

Desde o ao passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) organiza uma campanha chamada “Semana Mundial de Imunização”, que ocorre na última semana de abril.  Em 2021, o objetivo é estimular um maior envolvimento global em torno da imunização e promover a importância da vacinação para a saúde e o bem-estar em todos os continentes.

A iniciativa visa inspirar confiança nas vacinas e encorajar as famílias ao redor do mundo que vacinem seus filhos e filhas contra doenças fatais.

Segundo a OMS, todos os anos, milhões de vidas são salvas graças à imunização, que é uma das intervenções de saúde mais bem-sucedidas e econômicas. Mas ainda temos um déficit de cerca de 20 milhões de crianças ‘sub-vacinadas’ em todo o mundo”.

No Brasil, os embaixadores do UNICEF também se uniram para divulgar a iniciativa e conscientizar seus seguidores sobre a importância da vacinação infantil de rotina, especialmente durante a pandemia. O Calendário Nacional de Vacinação (manter hiperlink para acesso direto) do SUS oferece 19 vacinas de rotina, conforme recomendado pela OMS.

Observa-se que o brasil a taxa de vacinação de algumas doenças vem caindo. A poliomielite, por exemplo, que em 2015 alcançava uma taxa de vacinação de 98,29%,  teve uma  cobertura  de 84% em 2019. Também houve redução em relação à  vacina tríplice bacteriana, que cobre as doenças de difteria, tétano e coqueluche de 85% em 2015, chegou a 57% em 2019.

Neste momento, em que estamos vivendo a Pandemia de Covid-19, não podemos deixar de nos vacinar para nos protegermos dessa infecção viral, o que deve ser feito no momento correto para cada grupo de indivíduos, de acordo com as regras do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. Além disso, a maioria das vacinas contra a Covid-19 prevê duas doses, que são obrigatórias para a imunização adequada. Dessa forma, não deixe de fazer as duas doses, no intervalo de tempo correto, indicado na carteira de vacinação.

não meos importante, a campanha nacional de vacinação contra a gripe também já está acontecendo em todo o país. Todos devemos fazer o possível para receber essa imunização que, além de proteger contra a gripe, também induz, segundo uma série de estudos, uma certa proteção para casos graves de Covid-19.

Para os grupos contemplados pelo SUS para a vacinação contra a gripe acesse o site:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/saude/audio/2021-04/saiba-quais-sao-os-grupos-prioritarios-da-campanha-contra-gripe

Diferente da vacina contra a Covid-19, a vacina da gripe também está disponível em clínicas particulares.

https://www.unicef.org
https://www.msf.org.br
https://www.bio.fiocruz.br
https://www.bio.fiocruz.br
https://www.gov.br
https://agenciabrasil.ebc.com.br