Museu lança publicação sobre capacitação de professores da educação básica

O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT-PUCRS) disponibiliza em seu site a publicação Connecting museums: práticas educativas em Ciências e Matemática na educação básica. O livro é resultado de uma parceria com os museus britânicos Great North Museum: Hancock (GNM) da Newcastle University e o Museum of Natural History da University of Oxford (UOMNH).

Os três museus, desde 2016, estão juntos pensando sobre a educação e a inovação em museus de ciências. Em 2018, o Programa de Capacitação Continuada “SCIENCE DISSEMINATION IN INFORMAL LEARNING SPACES FOR BASIC EDUCATION TEACHERS”, uma das ações que integram essa iniciativa realizada em parceria com o British Council, contou com a participação de 40 professores de um total de 19 escolas: nove escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre e dez escolas Maristas do Rio Grande do Sul.

Livro Connecting museums: Práticas educativas em ciências e matemática na educação básica

O livro traz relatos de professores do ensino básico participantes do Programa. Segundo a professora Renata Medina, coordenadora Educacional do Museu e uma das organizadoras da publicação,

“tais relatos versam sobre vivências, resultados e impressões que os professores autores experenciaram com seus alunos, em projetos de ciências desenvolvidos nas escolas, após visita ao MCT-PUCRS, como parte das atividades deste programa de capacitação. Muitos dos trabalhos foram desenvolvidos por professores de diferentes áreas do saber, o que proporcionou o desenvolvimento de projetos escolares inovadores e surpreendentes, muitos deles com um forte caráter interdisciplinar.”

O MCT-PUCRS, destaca a relevância desse Programa, o qual não apenas evidenciou e reforçou sua missão de gerar, preservar e difundir o conhecimento científico com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura, como também proporcionou, a muitos professores e estudantes, a possibilidade de refletir sobre a sua realidade por meio do conhecimento científico, abrindo portas, perspectivas e possibilidades para transformá-la.