Mudanças climáticas e Tecnologia

O Museu de Ciências e Tecnologia (MCT) da PUCRS inaugurou sua mais nova exposição, Mudanças Climáticas e Tecnologia, desenvolvida a partir de pesquisas e ações realizadas em parceria entre o MCT e o Instituto do Petróleo e Recursos Naturais (IPR) da PUCRS. A nova exposição oferece ao público subsídios para refletir e construir um raciocínio crítico a respeito de um dos temas mais discutidos na atualidade: a crise climática em nível mundial. A iniciativa tem financiamento da Global CCS Institute e da Carbon Sequestration Leadership Forum, empresas líderes mundiais na implantação da captura e armazenamento de carbono, uma tecnologia vital para combater as mudanças climáticas.

Mais recentemente as discussões sobre o clima e a temperatura da Terra se intensificaram. Eventos como a 26ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) demonstram a preocupação mundial para discutir sobre as questões climáticas, estabelecer metas e firmar acordos que mitiguem riscos e danos à vida e ao planeta. De acordo com o professor e pesquisador do IPR Rodrigo Sebastian Iglesias, responsável pela conquista do financiamento internacional da exposição, os impactos para a sociedade já estão sendo sentidos e serão ainda piores se não houver um esforço contínuo global.

Dados da NOAA (National Oceanic & Atmospheric Administration, dos Estados Unidos) apresentam que a concentração de CO2 na atmosfera, responsável por esse aquecimento, aumentou em mais de 45% desde a Revolução Industrial, chegando a níveis somente vistos no planeta há mais de 3 milhões de anos. Outro número, apresentado no Relatório IPCC 2022, aponta que a temperatura média do mundo aumentou em 1.1°C desde 1750 até 2010, e que provavelmente aumentará mais um grau até o final do século.

Iglesias explica que eventos climáticos extremos, como ondas de calor, tempestades, inundações, incêndios florestais, serão cada mais frequentes. Em março deste ano, por exemplo, o professor destacou as ondas de calor extraordinárias que registraram temperaturas de 40°C na Antártica e 30°C no Ártico.

“A influência do homem no aquecimento da atmosfera e dos oceanos é cada vez mais evidente. Por isso, é fundamental entendermos qual o papel da sociedade no sistema climático da Terra, reconhecendo a importância do carbono como fonte de energia e o protagonismo das tecnologias no combate desta crise”, destaca o docente.

Sobre a exposição

A exposição Mudanças Climáticas e Tecnologia é composta por 14 experiências lúdicas e interativas que dão acesso a aspectos relevantes do conhecimento científico sobre as mudanças climáticas e estimulam a participação do visitante, possibilitando-lhe ser protagonista de seu próprio aprendizado.

Disponível também em inglês e libras e com recursos de áudio-descrição, a exposição tem uma narrativa de caráter interdisciplinar, com acessibilidade para cegos, surdos e pessoas com baixo letramento, destacando os seguintes temas:

  • Mudanças climáticas naturais e a interferência humana
  • Mudanças climáticas e catástrofes ambientais
  • A importância do carbono como fonte de energia
  • As tecnologias limpas contra a crise climática
  • O futuro que você espera ainda pode ser o futuro que espera você

Para a professora e coordenadora de ações educacionais do MCT Renata Medina, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS tem o compromisso em manter o seu público visitante informado sobre as questões mais relevantes em ciências. ”Por se tratar de uma questão de grande urgência para a manutenção da qualidade de vida de todas as espécies do nosso planeta, uma exposição interativa que proporcione ao visitante uma imersão sobre o assunto, se mostra de grande significância para a nossa sociedade.” , finaliza a professora Renata Medina.

Uma exposição sustentável

A nova exposição do Museu da PUCRS foi produzida com foco constante na busca de alternativas para minimizar impactos ambientais, utilizando-se de materiais como drywall, MDF, tintas à base d’água e iluminação com tecnologia LED.

Além disso, a parceria estabelecida com pesquisadores do Instituto do Petróleo e Recursos Naturais da PUCRS possibilitou a capacitação da equipe do Museu – especialmente àqueles que dialogam diretamente com o público visitante – a respeito do tema sustentabilidade, o que, além de reforçar o papel do MCT-PUCRS como museu universitário, cria possibilidades efetivas de difusão de ideias baseadas em ações sustentáveis.

A exposição acontece em Porto Alegre, na Av. Ipiranga 6681, Prédio 40 da PUCRS. O horário para visitação é de terças as sextas-feiras, das 9h às 17h e sábados e domingo, das 10h às 18h. Ingressos podem ser adquiridos na bilheteria local.