A aproximação do Museu no contexto pandêmico

Utilizando-se de outros grandes museus como referência, o Museu de Ciências e Tecnologia PUCRS desenvolveu espaços virtuais para proporcionar interação aos visitantes, com o objetivo de manter-se unido aos seus públicos nesse delicado momento.

Impossibilitados de nos comunicarmos presencialmente, a comunicação digital se estabelece como um dos principais subsídios para se manter o contato com o visitante. Assim, priorizando a democratização da informação, optamos por um modelo verticalizado, que faz com que o visitante também seja o agente ativo dessa construção.

Para isso, no site do Museu foram criadas uma série de atividades e ações educativas, realizadas em parceria com as suas coordenadorias, categorizadas em editorias para facilitar o transito dos usuários. Nesse espaço, chamado de Experiências On-line, temos seis editorias que possibilitam uma mediação online ao visitante.

Esses conteúdos possuem um planejamento semanal e são atualizados quinzenalmente para oferecer ao visitante novas interações. O tour virtual é substituído por uma Exposição Digital, um espaço onde é possível conhecer, de forma mais detalhada, experimentos do Museu. As Dicas Geniais trazem indicações de experiências que podem ser realizadas em casa com a família. As Coleções em Foco apresentam ao visitante o mundo das coleções científicas do Museu. Com o Quiz do EuGênio, nosso mascote desafia o conhecimento de todos nas áreas da ciência. No Conversas com o EuGênio, o ensino das ciências de forma simples e divertida, facilitando ainda mais o acesso a informação.

Já os Conteúdos Educativos trazem pequenas matérias para que nossos visitantes ampliem seus conhecimentos, principalmente em relação ao coronavírus. O MCT-PUCRS iniciou duas grandes campanhas nas redes sociais: #Você no Museu e a #Espécie Amiga. Tais, buscam estimular ainda mais o engajamento dos visitantes. Na primeira, solicitamos fotos dos visitantes em áreas e exposições do Museu, para criarmos uma exposição digital, como resultado a ação teve duas edições. Na segunda, os visitantes responderam ao questionamento: “O que você aprendeu com a sua espécie amiga, durante a pandemia?” e enviaram uma foto de seu animal de estimação. Assim, foi possível criar uma exposição, com o enfoque em informações científicas do comportamento desses animais e suas relações com o ser humano.

Os conteúdos produzidos são desdobrados nas redes sociais onde o MCT-PUCRS está presente: Facebook, Youtube (oficial da Universidade) e Tik Tok (@mctpucrs). A criação de vídeos de interações nos experimentos, quizzes e notícias que relacionam fatos cotidianos da ciência com o espaço expositivo do museu, quando divulgadas por esses canais, acabaram potencializando o acesso ao conhecimento científico e sua divulgação; além de fortalecer a presença do MCT-PUCRS.

Essas medidas, são responsáveis por fazer o Museu se manter vivo. Por mais que não seja possível receber o público, por meio da comunicação digital, descobrimos infinitas possibilidades de aproximar ainda mais o MCT-PUCRS de seus visitantes.