Dia internacional do voo espacial humano

Em 2011, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), reconhecendo o 50º aniversário do primeiro voo espacial tripulado por uma pessoa, declarou 12 de abril como o Dia Internacional do Voo Espacial Humano. A data escolhida é uma alusão a 12 de abril de 1961, quando Yuri Gagarin, um cosmonauta soviético, tornou-se o primeiro homem a realizar um voo espacial, um evento histórico que abriu caminho para a exploração espacial em benefício de toda a humanidade.

Yuri Gagarin, primeiro ser humano a deixar o planeta Terra. Fonte: ESA

 

Sputnik & Gagarin

Em 4 de outubro de 1957, o Sputnik, primeiro satélite feito pelo homem, foi lançado ao espaço sideral. O lançamento bem-sucedido chocou o mundo, dando à ex-União Soviética a distinção de colocar o primeiro objeto de fabricação humana no espaço. A palavra ‘Sputnik’ originalmente significava ‘companheiro de viagem’, mas se tornou sinônimo de ‘satélite’ no russo moderno.

Técnico dando retoques finais em Sputnik 1. Fonte: NASA/Asif A. Siddiqi

 

A esfera pressurizada feita de liga de alumínio tinha cinco objetivos científicos primários:

  • testar o método de colocar um satélite artificial na órbita da Terra;
  • fornecer informações sobre a densidade da atmosfera, calculando seu tempo de vida em órbita;
  • testar métodos óticos e de rádio de rastreamento orbital;
  • determinar os efeitos da propagação das ondas de rádio pela atmosfera;
  • verificar os princípios de pressurização usados ​​nos satélites.

Quase qutro anos depois, Yuri Gagarin, aos 27 anos, completou uma órbita da Terra. O Vostok 1, cápsula espacial que abrigou o cosmonauta, deu um giro ao redor do planeta em 108 minutos, atingindo uma altura máxima de 327 quilômetros. Como ninguém tinha certeza de que forma a microgravidade afetaria um piloto, a cápsula esférica tinha poucos controles a bordo e os comandos foram feitos automaticamente pela equipe no solo. A espaçonave carregava provisões para 10 dias, caso os motores falhassem e Gagarin fosse obrigado a esperar que a órbita decaísse naturalmente. O cosmonauta reentrou na atmosfera da Terra, conseguindo manter a consciência enquanto experimentava forças até oito vezes maiores que a gravidade durante sua descida.

 

Programa Apollo

Apollo foi o programa da NASA que resultou em um total de 11 voos espaciais, levando astronautas norte-americanos até a Lua. Os primeiros quatro voos testaram os equipamentos usados ​​no Programa Apollo, enquanto seis dos outros sete voos pousaram na Lua. O primeiro voo da Apollo aconteceu em 1968; o primeiro pouso, em 1969 e o último, em 1972.

Emblema do programa Apollo. Fonte: NASA

 

Nas últimas três missões Apollo, os astronautas dirigiram um rover em solo lunar. Fonte: NASA

 

Futuro da exploração espacial

Depois do programa lunar Apollo, a Estação Espacial Internacional (ISS) representa mais um marco da humanidade no espaço. Programas internacionais subsequentes, como um retorno tripulado à Lua e uma primeira missão tripulada a Marte, podem ser considerados como o próximo passo lógico.


Estação Espacial Internacional. . Fonte: NASA

 
Por outro lado, é cada vez mais frequente a atenção dada ao tema do futuro turismo espacial na órbita terrestre, o que está atualmente sob pesquisa nos EUA, Japão e Europa, devido ao seu potencial de mercado multimilionário e alta aceitação na sociedade. A ampla variedade de experiências, adquirida com o programa da estação espacial, deve ser usada para obter economia de tempo e custos para futuros programas tripulados. A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou recentemente um investimento de bilhões de euros para a exploração robótica e humana do Sistema Solar. Esse investimento representa uma grande expansão da contribuição que a Europa já está fazendo para Artemis, o programa da NASA para levar a primeira mulher e o próximo homem à Lua em 2024.

 

Quer aprender mais sobre o espaço e a tecnologia espacial?

Na exposição do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, você vai encontrar temas como Universo e Do Sonho de Voar à Corrida Espacial, com diversos experimentos que envolvem planetas, satélites, estrelas e foguetes. Lá você pode interagir e descobrir de perto como as coisas funcionam.

 

Referências

https://www.un.org/en/observances/human-spaceflight-day
https://www.nasa.gov/specials/60counting/spaceflight.html
http://www.unoosa.org/oosa/en/outreach/events/idhsf/index.html
https://ec.europa.eu/info/news/international-day-human-space-flight-challenges-long-term-space-travel-2020-apr-12_en
https://www.nasa.gov/audience/forstudents/5-8/features/nasa-knows/what-was-apollo-program-58.html