DIA DO CARTÓGRAFO

No dia 6 de maio é comemorado o Dia do Cartógrafo. Tal data foi instituída pela Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC) em referência ao primeiro trabalho cartográfico registrado no Brasil. Na ocasião, datada de 27 de abril de 1500 pelo calendário Juliano, que era o utilizado na época, Mestre João (astrônomo da frota de Pedro Alvares Cabral), determinou a latitude da Baía de Cabrália (atual Porto Seguro, na Bahia). O documento em questão foi enviado à corte portuguesa juntamente com a carta de Pero Vaz de Caminha, na data corrigida para o calendário Gregoriano em 6 de maio. Mas a história por trás da Cartografia é muito mais antiga. Existem no mundo diversos vestígios de representações territoriais que remontam à pré-história. Ao certo, a necessidade do ser humano em se locomover levou ao surgimento de novas técnicas de localização ao longo dos milhares de anos.


Mapa de Abauntz – Espanha

No período das grandes navegações, a cartografia teve papel fundamental para a descoberta de novos territórios e novas rotas marítimas, constituindo-se assim como ciência moderna. A evolução, no entanto, não parou por aí. As técnicas cartográficas tornaram-se mais aprimoradas, permeando as grandes revoluções científicas.


O planisfério de Cantino – 1600

Ao longo do tempo, o avanço tecnológico fez um grande contraponto entre os primeiros profissionais e os atuais engenheiros cartógrafos. De fato, o engenheiro cartógrafo é especialista em coleta, armazenamento, recuperação, medição, processamento e análise de dados e informações necessários à representação adequada dos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre. A partir destas informações, o cartógrafo consegue reproduzir uma imagem real de um determinado território.


Mapa temático de Porto Alegre: áreas de alagamento. LTIG/Pucrs.

Com o uso de computadores e novos aparelhos de medição, a cartografia ficou bem mais precisa, e a atualização constante dos profissionais dessa área é uma exigência no exercício da profissão. Mas atenção: o cartógrafo não apenas produz mapas.

Planejar e orientar a execução de projetos de mapeamento aplicados ao meio ambiente, gestão urbana, turismo, dentre outros, são também tarefas do engenheiro cartógrafo. No Globo Mágico, experimento do Museu de Ciências e Tecnologia PUCRS, você pode descobrir informações sobre a cartografia e o clima do nosso Planeta.

https://aboutbasquecountry.eus/en/2016/03/13/the-oldest-map-in-western-europe-discovered-in-a-cave-in-navarre/

https://www.nosolosig.com/articulos/942-los-primeros-cartografos-de-europa-el-mapa-de-abauntz

https://www.ufmg.br/rededemuseus/crch/simposio/MACHADO_THEA_MIRIAM_ET_AL.pdf

https://www.oabsp.org.br/portaldamemoria/datas-comemorativas/dia-do-cartografo

PENA, Rodolfo F. Alves. “O que é Cartografia?”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-cartografia.htm. Acesso em 02 de maio de 2021.

JOLY, Fernand. A Cartografia, Fernand Joly; tradução Tânia Pellegrini; revisão técnica Rosely Pacheco D. Ferreira. – 15 ed. – Campinas, SP: Papirus, 2013.