Darwin Day no Museu da PUCRS

No dia 12 de fevereiro o mundo celebra o nascimento do naturalista inglês Charles Darwin (1809), que revolucionou a ciência ao apresentar sua teoria sobre a evolução das espécies. Durante quase cinco anos, de dezembro de 1831 a outubro de 1836, o naturalista inglês viajou pelo mundo a bordo do veleiro H.M.S. Beagle para estudar a biodiversidade. A partir das observações realizadas nessa viagem, Darwin escreveu A Origem das Espécies, um dos livros de maior impacto e relevância já publicados.

Primeiro exemplar de “A origem das espécies”

Assim, o Darwin Day   é uma data de celebração da ciência e da humanidade em todo o mundo, inspirando as pessoas a refletir sobre o racionalismo ao divulgar os impactos causados pelo pensamento científico de Charles Darwin. Em virtude da pandemia da Covid-19, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS participa das comemorações com atividades digitais, conteúdos em vídeos e exposições sobre a relevância do cientista e de suas descobertas.

Clique e confira:

Desvende A Viagem do Beagle

Já imaginou passar quase cinco anos em uma cabine com menos de 10 m²? Darwin ainda dividia esse espaço com mais dois tripulantes, enquanto viajava pelo mundo estudando a biodiversidade. Conheça representações do H.M.S. Beagle, da cabine onde Darwin viveu durante seus cinco anos de viagem e os locais por onde Darwin passou, com destaque para o Arquipélago de Galápagos.

Conheça as Marcas da Evolução

Partindo da construção de uma árvore filogenética, uma grande “árvore da vida”, Marcas da Evolução apresenta uma visão contemporânea sobre a evolução dos seres vivos, destacando modificações surgidas ao longo do processo evolutivo que, a partir da seleção natural, permitiram que tais grupos se constituíssem.

Surpreenda-se com as Coleções em Foco

O Museu também promove a geração e a preservação do conhecimento. Suas coleções científicas abrigam um vasto testemunho de nossa biodiversidade. Aqui você encontra vídeos de pesquisadores que atuam nas coleções cientificas do MCT-PUCRS.