A importância da comunicação digital em museus

Nos últimos meses, a maior pandemia do mundo moderno mudou a vida das pessoas por completo, forçando a tomar medidas rápidas para uma adaptação na velocidade que tudo ocorrera. Lamentavelmente, quem não conseguiu se reinventar, por quaisquer motivos que seja, sofreu com grandes perdas e terá que novamente encontrar seu espaço. Mesmo com tudo isso, é possível observar que alguns seguimentos conseguiram se manter, apesar de terem suas atividades reduzidas. Os comércios, por exemplo, que foram impossibilitados de abrir seus espaços, viram a possibilidade de viabilização das vendas através dos modelos de tele entrega e retirada no local. Para os serviços públicos, empresas, escolas e universidades, ocorre o fortalecimento do trabalho remoto e as aulas EAD, medidas que também foram adaptadas e viabilizaram a manutenção dos setores. Mas, e aqueles espaços que para ter seu funcionamento pleno necessitam da presença de pessoas em circulação, como por exemplo uma exposição de museu? Quais as estratégias realizadas pelo MCT-PUCRS para aproximar o visitante de sua exposição?

Com base na articulação em rede e utilizando-se da referência de outros museus, o MCT-PUCRS desenvolveu espaços virtuais para proporcionar interação aos visitantes, com o objetivo de manter-se unido aos seus públicos nesse delicado momento. Impossibilitados da relação presencial, a comunicação digital se intensificou como um dos principais subsídios para se manter o contato com o visitante. Para isso, no site do Museu foram criadas uma série de atividades e ações educativas, desenvolvidas pelas coordenadorias educacional, de coleções, projetos museológicos e administrativa do MCT-PUCRS, categorizadas em editorias para facilitar o acesso dos usuários. Nesse espaço, chamado de Experiências On-line, seis editorias possibilitam uma mediação online ao visitante. Esses conteúdos possuem um planejamento semanal e são atualizados quinzenalmente para oferecer ao visitante novas interações. O tour virtual é substituído por uma Exposição Digital, um espaço onde é possível conhecer, de forma mais detalhada, experimentos do Museu. As Dicas Geniais trazem indicações de experiências que podem ser realizadas em casa com a família. As Coleções em Foco apresentam ao visitante o mundo das coleções científicas do Museu. Com o Quiz do EuGênio, um lagarto mascote do Museu desafia o conhecimento de todos nas áreas da ciência. No Conversas com o EuGênio, o ensino das ciências de forma simples e divertida, facilitando ainda mais o acesso a informação. Já os Conteúdos Educativos trazem pequenas matérias para que os usuários ampliem seus conhecimentos, principalmente em relação as diversa áreas das ciências, inclusive sobre a pandemia. O MCT-PUCRS iniciou duas grandes campanhas nas redes sociais: #Você no Museu e a #Espécie Amiga. Tais, buscam estimular ainda mais o engajamento com o público. Na primeira, foram solicitadas fotos dos visitantes em áreas e exposições do Museu, que resultou numa exposição digital, como resultado a ação teve duas edições. Na segunda, ainda em fase de construção, foi lançado um questionamento: “O que você aprendeu com a sua espécie amiga, durante a pandemia? ” E foi solicitado uma foto de seu animal de estimação. Assim, será possível criar uma exposição, com o enfoque em informações científicas do comportamento desses animais e suas relações com o ser humano.

Os conteúdos produzidos são desdobrados nas redes sociais onde o MCT-PUCRS está presente: Facebook, Youtube (oficial da Universidade) e Tik Tok (@mctpucrs). A criação de vídeos de interações nos experimentos, quizzes e notícias que relacionam fatos cotidianos da ciência com o espaço expositivo do museu, quando divulgadas por esses canais, potencializam o acesso ao conhecimento científico e sua divulgação; além de fortalecer a presença do MCT-PUCRS.

Essas medidas, são responsáveis por uma relação ativa com diferentes públicos, por meio da comunicação digital foram criadas outras possibilidades de aproximar ainda mais o MCT-PUCRS de seus visitantes.

Referências:
https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/94576/000916202.pdf?sequence=1&isAllowed=y
https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/109315/2/234122.pdf
https://cebds.org/wp-content/uploads/2020/05/cebds.org-coronavirus-uma-revolucao-digital-1588085040approach-guia-comunicacao-digital-covid-19.pdf
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/techsc/noticia/2020/04/05/especialista-fala-sobre-presenca-digital-das-marcas-em-meio-a-pandemia-do-coronavirus.ghtml