O maior exemplar da coleção de Peixes do Museu

A coleção científica de peixes do MCT-PUCRS recebeu como doação um exemplar adulto de piraíba (Brachyplatystoma filamentosum), espécie também conhecida como filhote quando se refere a exemplares menores do que 60 cm. O exemplar doado possui 1,0 m de comprimento e pesa 10 Kg. A piraíba é um bagre predador que ocorre nas bacias dos rios Amazonas e Araguaia, podendo chegar a 3 m de comprimento e pesar até 200 Kg. Com essa doação, a coleção passa a ter um representante adulto do maior bagre de águas doces brasileiras, importante na pesca comercial e esportiva, além de ser um dos grandes bagres migradores.

O exemplar colecionado foi doado pela bióloga Lisiane Hahn (Neotropical Consultoria Ambiental), que é egressa do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade da PUCRS e coordena o Projeto Piraíba, cuja sede fica no município de Luis Alves (Goiás).

Nas pesquisas que farão parte do projeto, serão utilizados recursos de radiotelemetria para acompanhar o percurso da espécie na bacia do rio Araguaia, além de análises da distribuição de ovos e larvas. Criado com o objetivo de obter importantes informações para o manejo sustentável da espécie, o projeto é uma iniciativa de pesquisadores e pescadores esportivos do rio Araguaia e conta com ampla participação da comunidade.

Para saber sobre a coleção de Peixes do Museu, clique aqui.