Conjunção astronômica poderá será observada em dezembro

Ao longo de 2020, os planetas Júpiter e Saturno estiveram próximos um do outro no céu. Na segunda metade do mês de dezembro, os dois planetas gigantes estarão em conjunção. Isso significa que Júpiter, Saturno e suas luas poderão ser observados no mesmo campo de visão por meio de binóculos ou de um pequeno telescópio.

Planetas Saturno e Júpiter. Fonte: Getty Images

 

O que é a conjunção?

A conjunção acontece quando dois objetos se alinham no céu. Contudo, esse alinhamento nunca é perfeito, já que as órbitas de planetas como Júpiter e Saturno são ligeiramente inclinadas uma em relação à outra. Assim uma conjunção ocorre quando os planetas se aproximam e depois se separam. Júpiter e Saturno são planetas externos. Diferentemente dos planetas internos, que são próximos do Sol e são esferas de rocha sólida, os planetas externos são grandes esferas gasosas muito mais distantes do Sol. Como todos os planetas, incluindo a Terra, eles orbitam no sentido anti-horário. Isso significa que, se você visse o planeta de um ponto imaginário no espaço acima do pólo norte e olhasse para baixo, veria ele girar como um ponteiro do relógio, no sentido anti-horário. Os planetas internos se movem mais rápido, em órbitas menores. Já os planetas externos levam muito mais tempo para circundar o Sol. Para Júpiter, esse período leva 11,86 anos. Para Saturno, 29,46 anos.

 

Quão especial isso é?

As conjunções entre esses dois planetas ocorrem regularmente, mas são bastante raras: ocorrem a cada 20 anos. É justo dizer, entretanto, que a conjunção que será observada   em 2020 é verdadeiramente excepcional, pois os planetas ficarão muito próximos um do outro. Em um intervalo de três mil anos, apenas sete conjunções Júpiter/Saturno estavam/estarão mais próximas do que essa. A última vez que os dois planetas foram observáveis no céu em uma posição tão próxima um do outro, aconteceu na manhã de 4 de março de 1226, em plena Idade Média, quando a Catedral de Notre Dame estava sendo construída em Paris. Para a conjunção deste ano, ambos os planetas serão visíveis no mesmo campo de visão da maioria dos pequenos telescópios, junto com algumas de suas luas. Na verdade, eles estarão tão próximos, que poderá ser um desafio separá-los a olho nu.

Foto da aproximação de Saturno e Júpiter tirada em 8 de dezembro de 2020. Weatherly, Pennsylvania (USA). Fonte: Dark Side Observatory

 
 

Será fácil observar a conjunção?

Entre os dias 16 e 21 de dezembro, o alinhamento será visto em todos os pontos da Terra dos quais os planetas são normalmente vistos, o que equivale a praticamente todo o globo, embora as condições de visualização sejam melhores perto da linha do Equador. A distância mínima entre os planetas, porém, acontecerá no dia 21, que, coincidentemente, é o dia do solstício de verão, que marca o início desta estação. No Brasil, que se encontra no hemisfério sul, o fenômeno poderá ser visto de todo o território brasileiro.  É mais difícil encontrar Saturno, que comparado a Júpiter, está mais distante de nós. Entretanto, bastará encontrar Júpiter para log perceber Saturno bem próximo a ele. Para observar o fenômeno, basta olhar na direção do pôr do Sol no início da noite do dia 21 e observar os dois pontos brilhantes muito próximos um do outro. Se estiver nublado, não se preocupe, a conjunção é um evento contínuo! Mesmo que o céu esteja nublado no dia 21, a conjunção ainda poderá ser observada desde a data mencionada anteriormente até os dias próximos ao Natal, período em que os dois planetas poderão ser vistos mais próximos do que o diâmetro da Lua cheia.

Foto da aproximação de Saturno e Júpiter tirada em 5 de dezembro de 2020. Glendale, California (USA); Fonte: EarthSky

 

Quer aprender mais sobre astronomia e os fenômenos espaciais? Na exposição do MCT, você vai encontrar diversos experimentos que envolvem estrelas, planetas e todos os corpos celestes do universo! Lá você pode interagir e descobrir de perto os mistérios do espaço sideral.

Referências:
https://sparky.rice.edu/
Conjunctions of Jupiter and Saturn, The Royal Astronomical Society of Canada, NASA Astrophysics Data System, 2000