21ª Semana Nacional de Museus

21ª Semana Nacional de Museus – Museus, sustentabilidade e bem-estar
A vigésima primeira Semana Nacional de Museus, é um evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museu em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18/05). Em 2023, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS integra a programação com ações educativas com a temática Museus, sustentabilidade e bem-estar.

Confira abaixo a programação:
A programação pode sofrer alterações sem aviso prévio

A contribuição dos museus para a sustentabilidade e bem-estar
Segunda-feira, 15/05
Clique aqui para acessar ao conteúdo!

Minuto da Ciência – Energias sustentáveis e Fake News
Terça e Quarta-feira, 16 e 17/05/23, às 15h30min
Descubra a verdade sobre energias renováveis! Participe deste curioso Minuto da Ciência e aprenda como as fontes de energia limpa podem mudar o mundo enquanto desvendamos as mentiras e manipulações que circulam pelas redes sociais. Atividade para todas as idades.

Rolê da Cultura
Quarta-feira, 17/05/2023, das 17h às 21h
Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18/05), o Museu estará aberto das 17h às 21h. O ingresso adquirido neste período sairá no valor de R$20,00. Venha participar desse rolê e aprenda mais sobre o Museu em atividades especiais como o Quiz da Ciência e a trilha do conhecimento. Atividade para todas as idades.

Minuto da Ciência – O que a Ciência tem a ver com o seu bem estar?
Quinta-feira, 18/05, às 15h30min
A ciência além de nos ofertar avanços tecnológicos, também contribui muito para o nosso bem-estar social e cultural. Os museus são parte dessa dinâmica, proporcionando, cultura, informação e identificação com o meio em que vivemos.

Minuto da Ciência – A pizza, o hambúrguer e o aquecimento global
Sexta-feira, 19/05, às 15h30min
Como suas escolhas alimentares podem afetar o nosso planeta? Descubra qual o impacto da emissão de gases de efeito estufa (pegada de carbono) que liberamos com nossos hábitos alimentares  e aprenda a tomar decisões mais conscientes para uma alimentação sustentável.

Sábado Genial Reflorestando
20/05/2023, das 13h30min às 17h
É possível as plantas se tornarem amigas, ajudando no cultivo e regeneração do solo? Quais plantas podem se dar melhor na sua horta? Participe do Sábado Genial e saiba mais sobre as plantas amigáveis em uma tarde repleta de experiências nas exposições e laboratórios do Museu. Atividade para crianças dos 7 aos 12 anos. As vagas são limitadas. Inscrições e outras informações clique aqui!

Visita Orientada Arqueologia
21/05/2023, às 15h30min
Desvende a história humana contada através dos objetos e saiba mais sobre as diferentes etapas do trabalho do arqueólogo nessa visita orientada ao Museu. As inscrições para as visitas orientadas podem ser realizadas pelo e-mail: relacionamento.mct@pucrs ou presencialmente, na recepção do Museu.

Para saber mais sobre a Semana de Museus, clique aqui!
Para programar sua visita ao Museu, acesse www.pucrs.br/mct. O Museu abre de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.