14ª Primavera dos Museu: mundo digital, museus em transformação

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museu – Ibram, a Primavera dos Museus é um evento anual que, neste ano, ocorre de 21 a 27 de setembro. Durante a semana, o Museu preparou uma programação com ações virtuais.

Para marcar na agenda:
Os conteúdos serão liberados para acesso somente no horário mencionado na programação.

*21/09, às 9h – Visita as coleções científicas
O diretor do Museu e coordenador das coleções científicas, Prof. Carlos Lucena, apresenta o  tubarão malhado e a importância das coleções para a memória e para a biodiversidade. Para acessar ao vídeo, clique aqui.

*21/09, às 9h – Acesso as coleções científicas
As coleções científicas do Museu integram exposições e atividades, aproximando você do conhecimento científico produzido por pesquisadores da Universidade. Mas você sabe o que é uma coleção científica? Confira o conteúdo no site do Museu.

*21/09, às 16h – Coleções em foco: O som dos dinossauros
Será que o som que escutamos em filmes e séries, realmente é o som que os dinossauros emitiam? Descubra no vídeo com o Prof. Marco Brandalise. Para acessar ao vídeo, clique aqui.

*22/09, às 16h – Coleções em foco: Herbário
Você sabe o que é um herbário? A Prof. Cristiane Folmann Jurinitz apresenta curiosidades sobre esta coleção científica, incluindo plantas conservadas há 90 anos. Para acessar ao vídeo, clique aqui.

*23/09, às 9h – Tecnologias na exposição
Quais são as tecnologias utilizadas nas exposições do Museu e como funcionam? Confira o conteúdo no site do Museu.

*23/09, às 17h – Live no Tik Tok
A Prof. Renata Medina, coordenadora educacional do Museu, fala sobre a importância das Ações Educativas no Site do MCT-PUCRS nesse momento de pandemia em uma live mediada por Simone Flores Monteiro, coordenadora de Projetos Museológicos do Museu. Para assistir, baixe o Tik Tok e siga o Museu em @museudapucrs.

*24/09, às 9h – A importância da comunicação digital em museus
Durante o período de isolamento social pelo qual passamos, a comunicação por meio digital tornou-se necessária para que possamos permanecer juntos. Confira o conteúdo no site do Museu.

*25/09, às 17h – Live no Tik Tok
Rose Miranda, museóloga do Ibram, fala sobre Acervos Digitalizados e Documentação em uma live mediada por Simone Flores Monteiro, coordenadora de Projetos Museológicos do Museu. Para assistir, baixe o Tik Tok e siga o Museu em @museudapucrs.

*26/09, às 19h – Experiência online: Vamos fazer tintas naturais
Roberta Giglio da Coordenadoria Educacional do Museu, preparou uma experiênciaque todos podem fazer em casa, que vair aguça a sua criatividade. Para acessar ao vídeo, clique aqui e aproveite!

*26/09, às 9h – Uso de aplicativos nos museus para a educação em ciências
Descubra como os aplicativos nos museus podem auxiliar a educação em ciências. Confira o conteúdo no site do Museu.

*27/09, às 16h – Coleções em foco: Aves
Curiosidades sobre as aves são apresentadas pela Prof. Carla Fontana. Para acessar ao vídeo, clique aqui.