ECO2A

ECO2A


Projeto de P&D – Avaliação de metodologias e técnicas de monitoramento em site experimental, a partir de liberação controlada de CO2; desenvolvimento e teste da Estação de Monitoramento de CO2 Automatizada.


Desenvolvimento e aplicação de metodologias e técnicas de monitoramento de CO2 no site de vazamentos experimentais do TECNOPUC-Viamão.

Financiador:
FINEP

Período de execução
2022- Atual

Apresentação do Projeto:
Experimentos com vazamento controlado de CO2 vêm sendo desenvolvidos mundialmente com o objetivo de testar e validar tecnologias adaptadas para monitorar sites de armazenamento geológico de carbono. Estes estudos são representações de menor escala e menos custosas, porém garantem dados representativos de campo.

Outro ponto a ser considerado em relação a etapa de monitoramento, refere-se ao custo elevado dos levantamentos de campo, executados em períodos específicos, com intensa mobilização de equipamentos e de profissionais, o que muitas vezes inviabiliza um acompanhamento adequado e o correto cumprimento do plano de monitoramento. A necessidade de desenvolvimento de um produto inovador vem sendo observada, com o propósito de promover mudanças na eficiência do monitoramento do CO2 em sites de armazenamento, reduzindo impactos a saúde humana e favorecendo, de fato, a mitigação das mudanças climáticas. Em vista disso, o projeto contempla o desenvolvimento de uma Estação de Monitoramento de CO2 Automatizada (ECO2A) que funcionará como uma central de recepção, registro e transmissão de dados provenientes de sensores instalados nos poços e estações de monitoramento de água subterrânea e gases do solo.
A ECO2A, assim como outras várias metodologias e técnicas de monitoramento (fluxo de CO2, isótopos e concentrações de CO2, água subterrânea, traçadores gasosos, geoelétrico remoto contínuo) que vem sendo estudadas pelo IPR, serão testadas em uma campanha de injeção e vazamento controlado de CO2 no site experimental do TECNOPUC (Viamão – RS).

Coordenação

Clarissa Lovato Melo

Coordenadora de Pesquisa

Quer conhecer mais?

Ficou interessado/a em nossos projetos e gostaria de saber mais, entre em contato com nossos especialistas.

Conheça também