18/09/2020 - 11h05

Workshop de Monitoramento de Fauna e Flora do Pró-Mata

Aconteceu na tarde do dia 26 de abril de 2019, o Workshop de Monitoramento de Fauna e Flora do Pró-Mata. A atividade, que se trata de um desdobramento do I Simpósio Pró-Mata, ocorrido em novembro de 2018, contou com a participação de professores e pesquisadores da PUCRS e de instituições parceiras.

O objetivo do evento foi criar um espaço para discussão e propostas de metodologias de monitoramento da fauna e da flora do Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata, unidade de conservação da PUCRS localizada em São Francisco de Paula – RS. Para isso, a atividade foi organizada considerando seis grupos de discussão com foco nos seguintes temas e com coordenação de professores e pesquisadores da PUCRS: aves (Prof. Dra. Carla Suertegaray Fontana), répteis e anfíbios (Prof. Dr. Santiago Jose Castroviejo Fisher), mamíferos (Prof. Dr. Eduardo Eizirik), invertebrados (Prof. Dra. Betina Blochtein), flora (Prof. Dra. Cristiane Follmann Jurinitz) e análise metagenômica (Prof. Dra. Laura Roberta Pinto Utz).

A orientação repassada aos coordenadores de cada grupo foi de buscar formas de realizar o monitoramento da fauna e da flora de baixo custo e de aplicação contínua. O objetivo central é detectar e reportar, para a comunidade acadêmica e para a sociedade com um todo, mudanças biológicas ao logo do tempo em um ecossistema preservado e relevante do ponto de vista de conservação. A partir das proposições e debates, será organizado um protocolo para fins de registro e também de acompanhamento das ações. O evento foi coordenado pelo Prof. Dr. Nelson Ferreira Fontoura, Diretor do Instituto de Meio Ambiente – PUCRS, e pelo Prof. Dr. Pedro Maria Abreu Ferreira, Coordenador do Pró-Mata.

Workshop de Monitoramento de Fauna e Flora do Pró-Mata