18/09/2020 - 12h30

Conheça os vencedores do concurso fotográfico pela Primavera na PUCRS 2019

O concurso escolheu as duas melhores fotos da exposição “Retratos da Fauna Silvestre”

Desde 2015, o Instituto do Meio Ambiente da PUCRS realiza a Primavera na PUCRS, programação consolidada da Agenda Ambiental. Neste ano, a ação promoveu a exposição fotográfica “Retratos da Fauna Silvestre”, na Biblioteca Central, de 4 a 14 de novembro. As fotos, que foram enviadas por pessoas da comunidade acadêmica e também externa, participaram do concurso que elegeu, através do voto popular, as duas melhores imagens.

Os vencedores foram, em primeiro lugar, Gustavo Luiz Cruz Borges, 44 anos, analista de sistemas, e, em segundo lugar, Gabriele Zenato Lazzari, 21 anos, aluna do curso de graduação em Ciências Biológicas da PUCRS. A votação online contou com 316 votos, e as duas fotos preferidas do público receberam 85 e 76 votos, respectivamente.

Ambos se consideram amantes de fotografia de natureza. “Eu gosto de fotografia já bastante tempo, principalmente de natureza e animais”, diz Gustavo. Para ele, ações como a exposição fotográfica podem servir de inspiração para que as pessoas queiram conhecer locais voltados para à conservação ambiental. “Divulgações tipo a exposição vão conseguir motivar as pessoas para conhecer esses ambientes”, afirma Gustavo.

Gabriele comenta que fotografar animais não é tarefa fácil, mas que mesmo assim o empenho vale a pena. “O tempo que eu gasto tentando fotografar um animal não é um tempo perdido, para mim é muito prazeroso fazer isso”, declara ela. Para a aluna, a exposição é uma forma importante de chamar a atenção das pessoas sobre as temáticas ambientais, pois, segundo ela, “é um modo de aproximar essas pessoas sobre a importância de conservar”.

Os dois ganhadores serão premiados com uma visita ao Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata, unidade de conservação da PUCRS localizada em São Francisco de Paula, na serra gaúcha.

20191122_135425

Gabriele Lazzari e Gustavo Borges, vencedores do concurso fotográfico pela Primavera na PUCRS 2019