Núcleo de Estudos e Pesquisa em Violência, Ética e Direitos Humanos - NEPEVEDH

Unidade de Vínculo: Faculdade de Serviço Social

Coordenador: PATRICIA KRIEGER GROSSI
E-mail: [email protected]

Objetivo: Produzir estudos e pesquisas sobre violência, ética e direitos humanos voltado às demandas sociais na contemporaneidade.

Específicos: Produzir conhecimentos na área da violência, ética e direitos humanos articulando Ensino, Pesquisa, Extensão, em uma perspectiva interdisciplinar;
Fornecer subsidios teórico-práticos para a qualificação das políticas públicas dos segmentos sociais expostos à violação dos direitos humanos;
Desenvolver projetos de iniciação científica e grupos de estudos sobre violência na perpectiva do ciclo vital (infância, adolescência, velhice), ética e direitos humanos envolvendo alunos de graduação, pós e pesquisadores associados;
Assessorar profissionais, Unidades de Ensino, Órgãos Públicos, ONGs sobre políticas sociais e o práticas sociais voltadas à defesa dos direitos humanos.

Atividades de Pesquisa: Grupo de estudos sobre metodologia de pesquisa; Seminários temáticos; Consultoria e assessoria; Capacitação de pesquisadores; Publicação de artigos e capítulos de livros; Socialização dos resultados das pesquisas em eventos nacionais e internacionais.

Atividades de Ensino: Capacitação de bolsista de Iniciação Científica. Elaboração de posteres, resumos e artigos, para congressos e salões de IC; Linhas de Pesquisa SIPOS: Serviço Social e Políticas Sociais, Serviço Social e Processos de Trabalho

Linhas de Pesquisa SIPESQ: Violência nas escolas e cultura de paz, Violência de gênero, Gerontologia Social, Justiça Restaurativa e Direitos Humanos, Ética e Direitos Humanos Programas de PG relacionados: Pós-graduação em Serviço Social.

Grupos de Pesquisa Relacionados:
– GRUPO DE PESQUISAS E ESTUDOS EM ÉTICA E DIREITOS HUMANOS – Gepedh;
– GRUPO DE PESQUISA EM ACESSIBILIDADE E DIVERSIDADE – Gepad;
– GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM VIOLÊNCIA – Nepevi;
– GRUPO DE ESTUDOS DE PAZ – Gepaz.
– REDIS – Redes, Identidades e Subjetividade.
– CONSUMIRES – Consumo, Mídia, Relações Interpessoais e Saúde.