Universidade obtém destaques nacionais regionais no Guia do Estudante

terça-feira, 24 de outubro | 2017

Guia do Estudante Abril 2017, Saúde e Bem-Estar, DiplomaA PUCRS, melhor universidade privada do Brasil de acordo com o Guia do Estudante Abril 2017, obteve destaque também em três áreas avaliadas pelo mesmo prêmio: Saúde e Bem-Estar, contemplando os cursos Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Gastronomia, Farmácia, Biomedicina e Educação Física; Ciências Sociais e Humanas, com os cursos oferecidos pela Escola de Humanidades; e Comunicação e Informação, pela atuação da Faculdade de Comunicação Social (Famecos). A Universidade também foi reconhecida como a melhor instituição privada da região Sul.

A avaliação mede a qualidade de 16,7 mil graduações a partir de uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas). A partir da aferição, são identificadas as melhores instituições de Ensino superior (IES) do Brasil – públicas e privadas – e aquelas que mais se destacam em oito áreas do conhecimento. Entre as privadas, a PUCRS foi a melhor colocada nas áreas citadas.

Reconhecimento é valorizado por gestores

Guia do Estudante Abril 2017, Saúde e Bem-Estar, DiplomaConforme o decano da Escola de Humanidades, professor Draiton Gonzaga de Souza, “este resultado representa o reconhecimento do trabalho de excelência que vem sendo feito na Escola em termos de ensino, pesquisa e de extensão. Queremos nos caracterizar sempre pela excelência no ambiente acadêmico e lançar mais pontes para a sociedade, sendo uma interface entre o conhecimento produzido na Universidade e o ambiente no qual vivemos”, assegura.

Sobre a área de Saúde e Bem-Estar, o decano da Escola de Medicina, professor Jefferson Braga Silva, uma das contempladas na premiação, “o resultado obtido por nossas unidades acadêmicas é consequência de várias ações de excelência implementadas pela Administração Superior. E excelência acadêmica é uma marca da PUCRS”, ressalta.

A professora Cristiane Mafacioli, diretora da Famecos, considera que “uma avaliação deste porte, que coloca nossa Faculdade em destaque dentre as instituições de ensino de Comunicação do Brasil, é um imenso orgulho. Fazemos um trabalho cotidiano de reflexão e autoavaliação sobre nosso ensino, nossa pesquisa, nossos docentes e como tudo isso se articula em favor de nossos alunos e sua formação qualificada. Mas quando temos reconhecimento externo deste trabalho, como este tipo de avaliação, isso é sinal de que seguimos no caminho certo”, comemora.

Destaques obtidosGuia do Estudante,diploma,famecos,comunicação e informação

Melhor Instituição Privada do Brasil
Universidade privada líder na Região Sul
Primeiro lugar em Comunicação e Informação entre as privadas
Campeã em Ciências Sociais e Humanas
Lideranças na categoria Saúde e Bem-Estar

Reconhecimento nacional

A PUCRS conquistou o prêmio de melhor universidade privada do Brasil do Guia do Estudante com base na avalição de 693 instituições do país, com critérios que buscam equalizar a qualidade com a quantidade de cursos oferecidos. O Guia do Estudante Abril aponta quais são as melhores instituições de Ensino Superior públicas e privadas no país.

Neste ano, 43 cursos da Universidade conquistaram as melhores notas na avaliação de ensino superior do País. Foram 20 graduações com 5 estrelas, 23 cursos com 4 estrelas e 3 atingiram 3 estrelas. Confira a lista completa.

Mais recentes