Reitoria apresenta projeto do Hospital São Lucas à bancada gaúcha

segunda-feira, 09 de outubro | 2017

Jaderson Costa da Costa,Vice-Reitor,Salão Nobre,Deputados Federais,bancada gaúcha

Fotos: Bruno Todeschini

O Reitor em exercício da PUCRS, Jaderson Costa da Costa, e o superintendente do Hospital São Lucas (HSL), Matteo Baldisserotto, apresentaram, na manhã desta segunda-feira, 9 de outubro, o projeto estruturante do HSL à bancada gaúcha no Congresso Nacional, liderada pelo deputado federal Giovani Cherini.  O objetivo da atividade foi a sensibilização das lideranças políticas para a inclusão dessa demanda entre as 17 emendas de bancada do RS a serem apresentadas nesta terça-feira, visando à obtenção de recursos públicos da União para o Estado. O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, também prestigiou o evento, bem como os secretários da Saúde do Estado, João Gabbardo dos Reis, e de Porto Alegre, Erno Harzheim.

Hospital de excelência

Baldisserotto abriu as atividades apresentando o HSL aos convidados e ressaltando o nível de excelência, reconhecido publicamente pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que está ao alcance de toda a comunidade gaúcha nos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Ele destacou que, no projeto apresentado, medicamentos e terapias de alta complexidade estarão acessíveis a populações mais humildes, devido às parcerias da com empresas via Centro de Pesquisa Clínica da PUCRS. “Outros grandes diferenciais tratam da prevenção de doenças, mas, principalmente, da promoção da saúde, o maior dos objetivos”.

Deputados Federais,bancada gaúcha,deputado,Giovani Cherini,Salão Nobre

Representante da bancada gaúcha no Congresso Nacional liderados pelo deputado Cherini

O diretor técnico clínico do HSL, Sergio Baldisserotto, expôs os números de retorno da assistência oferecida à população por meio do Hospital. Enfatizou o compromisso em responsabilidade social ilustrando o fato de que, em 2016, 62% dos atendimentos foram voltados a pacientes do SUS, incluindo 17 mil internações e 207 mil consultas. Lembrou ainda que 92% dos professores da Escola de Medicina, além de formarem novos médicos e desenvolverem pesquisas de ponta, “estão na linha de frente, envolvidos na assistência e na supervisão do serviço prestado na Universidade”.

Projeto estruturante inovador

No exercício da Reitoria, o professor Jaderson Costa da Costa, lembrou que há dez anos muitos dos líderes presentes no café da manhã contribuíram diretamente para a concretização do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), que atualmente presta atendimento a toda comunidade gaúcha. Agora, “o Campus da Saúde é um projeto estruturante, inovador e disruptivo, que atenderá às necessidades não só de Porto Alegre. Será um modelo que, por meio dessa emenda parlamentar, possibilitará transplantar e repetir essa experiência de promoção da saúde em outros locais de nosso Estado”, explicou. Outro ponto salientado foi que, com a obtenção dos recursos via emenda, “a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) irá nos apoiar trazendo os cérebros (cientistas) que irão nuclear aqui, no Rio Grande do Sul, o saber criativo, criador, ético e com espírito público, nos libertando da dependência tecnológica” concluiu.

Manifestações de apoio

Osmar Terra,Ministro do Desenvolvimento Social,Ir.Lauri,Matteo Baldisserotto,Jaderson Costa da Costa

Ministro Osmar Terra destacou papel do InsCer e do HSL

O ministro Osmar Terra, que também é deputado federal, recordou a excelência do atendimento oferecido pelo InsCer, “que é o maio centro de neuroimagem da América Latina, com precisão que não deve nada a qualquer país do mundo”, bem como o volume de atendimento do HSL voltado ao SUS. “A PUCRS merece todo apoio da bancada e do Poder Executivo. A emenda de bancada pode ser decisiva no apoio a uma instituição, e a Universidade deve estar nessa lista de prioridades. Podemos juntos, no Congresso e no Governo, trabalhar para que essa grande instituição seja reforçada”, defendeu.

O deputado Cherini sinalizou que “a PUCRS e o Hospital estão solicitando que pensemos o futuro, com algo novo e diferente”. Ele esclareceu a forma como se dará, nesta terça-feira, dia 10, a escolha das 17 emendas gaúchas a serem apresentadas para obtenção de recursos, divididas entre deputados (14) e senadores (3). Destacou que “não há emendas escolhidas até o momento, e que na Lei de Diretrizes Orçamentárias existem três emendas/prioridades, que por vezes não têm relação direta com o orçamento”. Serão feitas reuniões para decisão das duas emendas prioritárias até 17 de outubro. As demais poderão ser incluídas em negociações de orçamentos futuros.

Participaram do café da manhã no Salão Nobre da Reitoria as seguintes lideranças públicas:

EXECUTIVO FEDERAL
Ministério do Desenvolvimento Social
Min. Osmar Terra

EXECUTIVO ESTADUAL
Secretaria da Saúde do RS
João Gabardo dos Reis

EXECUTIVO MUNICIPAL
Secretaria da Saúde de Porto Alegre
Erno Harzheim

LEGISLATIVO FEDERAL
Câmara dos Deputados