International Week se encerra com palestra sobre liderança feminina

segunda-feira, 02 de outubro | 2017

Foto: Camila Cunha

O último encontro da International Week, que promoveu, na semana passada, uma série de palestras sobre carreira, negócios e cultura internacional, teve o tema Quando as mulheres prosperam, as economias do mundo melhoram. O assunto foi conduzido por Delia Flores, fundadora da empresa líder em serviços alfandegários e transporte internacional de cargas Grupo Delia Flores e da GEMA – Grupo Empresarial de Mulheres Argentinas, da qual é presidente.

A argentina Delia iniciou sua fala reafirmando a sinergia que ocorre quando mulheres de todas as partes do globo compartilham dos mesmos princípios. Ao contar sua história de vida, apresentou dados que comprovam o tema da palestra. “É necessário aproximar as mulheres da ferramenta financeira. Com as mulheres no mercado de trabalho, o PIB pode crescer em até 10%”, afirmou, estabelecendo paralelos com a realidade que observa em seu trabalho. “Em 2016, 45% dos trabalhadores eram mulheres. Destas, menos de 20% eram diretoras. É preciso encorajar a inclusão feminina, contribuir para o aumento da presença delas na presidência de empresas”, defendeu. No fim da palestra, convocou as mulheres presentes a se unirem na luta para ocuparem mais espaços no mercado de trabalho.

Após, as mulheres presentes no público fizeram perguntas em torno dos desafios de conciliar a vida profissional com a pessoal, muitas vezes marcada pela maternidade. Para Delia, o maior objetivo deve ser a felicidade. O encontro chegou ao fim com uma apresentação de tango, conduzida pelo maestro Dorgel Silva e pela alumni PUCRS Rita Zanini.

International Week

A semana de atividades promovidas pela Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais – AAII apresentou, à comunidade universitária, experiências, benefícios, facilidades e dificuldades de vivências internacionais, bem como a importância deste tipo de experiência. Com palestrantes que passaram temporadas em países como Canadá, Alemanha, Suécia, França, Holanda e Estados Unidos, quem participou das atividades pôde esclarecer dúvidas e começar a encaminhar sua trajetória para a internacionalização. Ao longo da semana, um estande da AAII esteve presente no saguão da Biblioteca Central Irmão José Otão. Quem passava por ali podia fazer perguntas e receber dicas em relação à mobilidade acadêmica, serviço de intercâmbios oferecido pela Universidade.

Mais recentes