Diretora do Instituto Confucius da PUC-Rio visita a PUCRS para parcerias

terça-feira, 11 de julho | 2017

Instituto Confucius PUC-RIO, Qiao Jianzhen (Ana)

Foto: Bruno Todeschini

A PUCRS recebeu a diretora Chinesa do Instituto Confucius PUC-Rio, Qiao Jianzhen (Ana), nos dias 6 e 7 de julho. Foram realizados diversos encontros com representantes de diferentes unidades da Universidade, com vistas à familiarização de potenciais parcerias em diversos setores, especialmente o Museu de Ciências e Tecnologia (MCT) e Lexis: Centro de Idiomas. “Estamos iniciando um diálogo para a possível implementação do Confucius Day na PUCRS, além de projetos de internacionalização das escolas da Rede Marista voltadas à língua e cultura chinesas”, conta a assessora-chefe para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais, Heloísa Orsi Koch Delgado.

Foi previsto, também, um trabalho de divulgação intensa sobre a língua e a cultura brasileiras, mais especificamente a porto-alegrense, para que alunos chineses se interessem em estudar na PUCRS, bem como a divulgação da língua e cultura chinesas entre os alunos da Universidade. “Através do Lexis, temos a intenção de ofertar a primeira edição de mandarim já no segundo semestre de 2017”, revela Heloísa. As aulas serão ministradas pela mestranda do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) Luoyuan Liu, que em português chama-se Aida. Natural de Chongqing, China, ela foi contemplada com a bolsa CNPq.

Durante sua passagem pela Universidade, Ana conheceu a Biblioteca Central, o MCT, o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), a Huawei (maior empresa de tecnologia da China), o Instituto do Cérebro do RS (InsCer), o Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA – UFRGS/PUCRS), o Lexis e o Núcleo de Tencologia em Energia Solar (NT Solar). Neste último, Ana prometeu empenhar-se para promover a aproximação com empresas chinesas do setor, visto que o país asiático é líder mundial deste tipo de tecnologia. A visita de Ana à PUCRS surgiu de um convite feito pelo Reitor Ir. Evilázio Teixeira em missão à China durante a primeira quinzena de maio.

Mais recentes