Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

Ativar | Desativar

A SimulaRI é uma iniciativa coordenada pelo Curso de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.  Fundado em 2022, o projeto foi desenvolvido pelos estudantes e professores de Relações Internacionais como um programa de extensão que desenvolve uma série de características caras à formação do internacionalista.

O evento adota desde o princípio uma forma de debates de Instituições Internacionais e segue as normas e as regras advindas das negociações da ONU. Esse estilo de simulação possibilita que os estudantes de graduação e do ensino médio desenvolvam habilidades importantes para o seu crescimento pessoal e profissional, à medida que são expostos a estilos de debates que exigem um conjunto de habilidades específicas. Sendo essas: oratória, argumentação, organização de ideias específicos – que não necessariamente convergem com as do participante.

Além disso, o projeto busca proporcionar o aprofundamento em assuntos relacionados com as relações internacionais, perpassando questões de natureza política, social e humanitário no cenário real das negociações internacionais. Portanto, a SimulaRI se torna um ambiente de amadurecimento atrativo para estudantes de múltiplas áreas do conhecimento, como de Relações Internacionais, Ciências Sociais, Direito, História, Jornalismo, Economia, entre outros cursos.

O objetivo da SimulaRI é proporcionar um espaço para que todos os participantes possam desenvolver as habilidades de um internacionalista ao simular e dissertar sobre assuntos caros à comunidade internacional. Além disso, o projeto prevê que os participantes, enquanto representantes de diferentes países e organizações, defendam ideias nas quais podem inclusive não concordar, em vias de desenvolver a capacidade da alteridade.

A SimulaRI acredita que a diplomacia é o melhor meio de resolução de conflitos e problemas, assim têm-se o objetivo de promover nesse projeto de extensão a possibilidade de que todos os alunos de dentro e fora da PUCRS possam aprender com a experiência proporcionada pela SimulaRI. Promovendo a interdisciplinaridade como um meio de desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, acalentando a âmbito do debate e cooperação para o avanço da diversidade.

Alunos de Graduação e Ensino Médio.

23, 24 e 25 de maio de 2024 – Auditório térreo e Salas do 4º andar do Prédio 50 da PUCRS.

Professor Coordenador: João Henrique Salles Jung

Comissão Organizadora:

Secretária Geral: Laura Rizzon Toscan

Secretária Adjunta: Raquel Carneiro

Diretório Acadêmico:

• Comitê Histórico Graduação: Erik Saldanha

Assessores: Agatha Trapp, Joane Cocco, Matheus Geiss e Thor Mallet.

• Comitê Histórico Ensino Médio: Maria Eduarda Toscani

Assessores: Arthur Langhanz, Brendda Lenuzza, Mariana Falkenbach e Valentina Menegat.

• Comitê Atualidades Graduação: Breno Mallmann Gómez

Assessoras: Anna Carolina Florczak Mallmann, Bruna Maier, Luiza Pecker e Manuela Coelho.

• Comitê Atualidades Ensino Médio: Ana Alice Froener Dutra

Assessores: Eduardo Tasca, Isabella Pinho, Lívia Freitas e Sophia Correia.

• Comitê Conselho de Segurança das Nações Unidas: Sofia Kafer Mattos

Assessoras: Laura Dalcin, Lauren Bohn, Maria Eduarda Vieira e Sicilia Oliveira.

• Diretora Administrativa: Lara Lemos

Assessoras: Júlia Biasi Janjar e Laura Panta.

• Diretor de Imprensa: Leonardo Lopes

Assessoras: Alicia Pires, Bruna Fonseca Rech, Luisa de Quadros Cassol, Maria Eduarda Gonçalves e Martina Paviani.

Data: 23/05

Data: 25/05

09:00 – 10:30 Sessão VIII
11:00 – 12:30 Cerimônia de Encerramento – Auditório Prédio 50

Carga horária (total do evento/atividade): 20 horas.

Certificado: será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

Datas Importantes Data
Abertura do Formulário para Inscrições 08/04
Prazo Final Inscrições 03/05
Divulgação das delegações (site da PUCRS) 10/05

Curso de Relações Internacionais.

Acesse aqui a relação de perguntas frequentes.

icone do twitter icone do instagram