Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

Ativar | Desativar

O Mercado de Seguros e o Direito dos Seguros é uma nova iniciativa da Escola de Direito da PUCRS voltada para os profissionais e para os estudantes desse importante e crescentemente promissor mercado no Brasil. O seguro é essencial à economia, ao crédito e à segurança dos contratos. Na área acadêmica, transcende o direito, interessando também à ciência atuarial, à medicina, aos planos de saúde e a outras áreas afins. É uma excelente perspectiva de carreira para os estudantes. O seminário trará a experiência de experts que atuam no mercado de seguros, atualizando o público participante nas questões mais atuais do direito securitário.

Debater as questões jurídicas pertinentes aos temas relativas aos contratos de seguros e informar os estudantes de direito sobre as possibilidades de atuação profissional no direito securitário.

Professores, estudantes de Direito, advogados e outros profissionais com atuação correlata ao ramo dos seguros.

O evento ocorrerá no dia 31 de maio de 2023 – das 8h30 às 12h e das 18h30 às 21h30Prédio 11 do campus central da PUCRS (Escola de Direito).

Coordenadores:

• Prof. Dr. Adalberto Pasqualotto (PUCRS)
  • Prof. Dr. Mauro Fiterman (PUCRS)
Horário Atividade
08h30 Abertura
09h O Mercado de Seguros e o Direito dos Seguros – Sra. Laura Azevedo de Castro (IBA)

Palestrantes:

Angelica Carlini – Advogada. Professora da UNIP. Coordenadora da área de Direito da Escola de Negócios e Seguros – ENS.  Doutora em Direito Político e Econômico (UP Mackenzie)

Adalberto de Souza Pasqualotto – Professor da Escola de Direito da PUCRS. Doutor em Direito (UFRGS)

Sergio Rangel – Atuário. Professor de Atuária da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. Diretor da Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP. Consultor Atuarial da MIRADOR.

10h30 Embriaguez ao Volante e os Efeitos nos Contratos de Seguros de Automóvel e de Pessoas – Uma visão jurisprudencial e doutrinária – Juliano Ferrer – AIDA

Palestrantes:

Mauro Fiterman – Advogado. Professor da Escola de Direito da PUCRS. Mestre em Direito (PUCRS)

Marcelo Barreto Leal – Advogado. Professor da Escola de Direito e Seguros – ENS. Mestre em Direito da Empresa e dos Negócios (UNISINOS)

Pedro Eugênio Mazzucchi Santana Ferreira – Médico. Professor do Curso de Especialização em Psiquiatria da PUCRS

18h30 O Impacto das Novas Tecnologias no Setor de Seguros – Adalberto Paqualotto – PUCRS

Palestrantes:

Landulfo Ferreira Jr. – Advogado. Professor dos Cursos de Direito e Ciências Atuariais da PUCMG. Mestre em Direito (PUCMG)

Washington Luís Bezerra da Silva – Advogado. Diretor Jurídico & Compliance da Zurich Minas Brasil Seguros S/A. Presidente da Comissão Jurídica da Confederação Nacional das Empresas de Seguros – CNSeg. Mestre em Direito (UP Mackenzie)

Eduardo Henrique Pereira de Arruda – Professor da Escola Politécnica da PUCRS – Coordenador Técnico do Programa Justiça 4.0 (Conselho Nacional de Justiça / PNUD)

20h Questões Controvertidas no Setor de Saúde Suplementar – Ricardo Villar – CESPC – OAB/RS

Palestrantes:

Augusto Dahinten – Advogado. Mestre em Direito (PUCRS)

Bernardo Dahinten – Advogado. Doutor em Direito (PUCRS)

Sabrina Pezzi – Advogada. Gerente Executiva Jurídico e Compliance da Unimed Porto Alegre. Mestre em Direito (PUCRS)

Carga horária (total do evento/atividade): 6 horas.

Certificado: será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência (frase padrão dos sites, caso o evento possua certificação).

Modalidade Valor
Alunos PUCRS isento