Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

Ativar | Desativar

Informamos que os “Anais do 3° Seminário Internacional de Ciências Criminais e Literatura da PUCRS” já estão disponíveis.

Acesse o link: ANAIS 3º SECCRIM

O 3º Seminário Internacional de Ciências Criminais e Literatura: pensar a democracia do futuro, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais (PPGCCRIM) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pelo Grupo de Pesquisa Gestão Integrada da Segurança Pública (GESEG), apresenta-se ao público enquanto um evento que objetiva proporcionar o encontro entre as Ciências Criminais e a Literatura, visando compreender e reconstruir as muitas realidades que circundam o fenômeno da violência a partir deste encontro, voltado ao diálogo e à troca de experiências e de conhecimentos científicos através da transdisciplinaridade para refletir sobre tema desta edição a “democracia do futuro” e temas emergentes neste campo do conhecimento.

• Refletir as Ciências Criminais no âmbito da democracia sob o espectro da literatura
  • Proporcionar um diálogo e debate plural entre conferencistas nacionais e internacionais com vasta experiência na produção interdisciplinar de Ciências Criminais e Literatura
  • Promover o debate e a divulgação científica sobre Ciências Criminais e Literatura

Pesquisadores, professores e alunos dos mais variados Programas de Graduação e Pós-Graduação em Direito, Letras e áreas afins de diferentes Universidades, especialmente aqueles vinculados a grupos de pesquisa, estudo ou linhas de pesquisa que possuam estreita relação com as temáticas transdisciplinares.

O 3º Seminário Internacional de Ciências Criminais e Literatura: pensar a democracia do futuro será realizado nos dias 04, 05, 06 e 07 de julho de 2023, na modalidade online, na plataforma Zoom Webinar.

Mais próximo ao evento, os dados de acesso serão enviados aos inscritos.

Coordenação

• Profª Dra. Clarice Beatriz da Costa Söhngen – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

• Doutor Luã Nogueira Jung
  • Graduanda Stéfani do Resário Diniz
  • Graduanda Ivana Oliveira Giovanaz

Comissão Científica

• Profª Dra. Christiane Russomano Freire – Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
  • Prof º Dr. Nereu José Giacomolli – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Profº Dr. Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Dr. Daniel Achutti – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Profº Dr. José Carlos Moreira da Silva Filho – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Prof º Dr. Augusto Jobim do Amaral – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Prof º Dr. Ricardo Jacobsen Gloeckner – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Data: 04/07/2023

18h30 – 19h Mesa de Abertura

-Prof. Dr. Carlos Eduardo Lobo e Silva (Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS)

– Prof. Dr. Sandro Bobrzyk (Decano da Escola de Direito)

– Professor Dr. Nereu Giacomolli (Coordenador do PPGCCRIM)

– Prof. Dr. Marcelo Machado Bertoluci (Coordenador do Núcleo de Ciências Criminais e Segurança Pública da PUCRS)

– Prof. Dra. Angela Araújo da Silveira Espindola – Presidenta da Rede Brasileira Direito e Literatura – RDL

– Prof. Dr. Renato Stanziola Vieira (Presidente do IBCCRIM)

– Prof. Dra. Clarice B. Söhngen (Coordenadora do 3° Seminário de Ciências Criminais e Literatura da PUCRS)

19h – 20h30 Conferência de Abertura (tema a definir)

Conferencistas:

Dra. Claúdia Roman

Dra. Marília de Nardin Budó

Moderação: Dra. Jádia Larissa Timm dos Santos

Data: 05/07/2023

18h30 – 20h30 Mesa Redonda 1 – Direito à Memória e Autoritarismo

Dr. Paulo Abrão

Dr. Ricardo Jacobsen Gloeckner

Dra. Elaine Andreatta

Moderação: Dr. José Carlos Moreira da Silva Filho

Data: 06/07/2023

18h30 – 20h30 Mesa Redonda 2 – Violência do Direito dentro da Literatura

Dr. Paulo Scott

Dra. Ana Gabriela Ferreira

Dr. Alexandre Pandolfo

Moderação: Dra. Luciana Pimenta

Data: 07/07/2023

10h – 11h Conferência Internacional

Palestrante: Prof. Kathrin Rosenfield (UFRGS)

Moderação: Dra. Clarice Beatriz da Costa Söhgen

18h30 – 20h Mesa Redonda 3 – Violência, Racismo e Literatura

Fabiana Sasi

Dra. Winnie Bueno

Ma. Taiasmin Ohnmacht

Moderação:

Ma. Danielle Massulo Bordignon

Me. Maurício Gomes Casarin

20h – 21h Conferência de Encerramento: Pensar a Democracia do Futuro

Conferencistas:

Dr. Lenio Streck

Dr. Luã Nogueira Jung

Moderação: Dra. Luisa Giuliani Bernsts

Carga horária (total do evento/atividade): 20 horas.

Certificado: Será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência. O registro da presença será feito em todos os encontros das conferências e mesas redondas com um link a ser disponibilizado para assinatura no chat do Zoom.

Datas Importantes Data
Publicação do Edital de Trabalho 14/03/2023
Prazo Final para Submissões de Resumos expandidos 23/04/2023
Divulgação dos Trabalhos aprovados (site do evento) 29/05/2023