Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

Ativar | Desativar

CLIQUE AQUI E ACESSE OS ANAIS DO EVENTO.

O 2º Seminário Internacional de Ciências Criminais e Literatura: pensar a ética e a política, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais (PPGCCRIM) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), apresenta-se ao público enquanto um evento que objetiva proporcionar o encontro entre as Ciências Criminais e a Literatura. O presente evento acadêmico pretende compreender e reconstruir as muitas realidades que circundam o fenômeno da violência a partir do encontro entre as Ciências Criminais e a Literatura. Voltado ao diálogo e à troca de experiências e de conhecimentos científicos, o evento apresenta uma proposta transdisciplinar para refletir sobre a ética e a política de temas emergentes neste campo do conhecimento.

• Refletir as Ciências Criminais no âmbito da ética e da política sob o espectro da literatura
  • Proporcionar um diálogo e debate plural entre conferencistas nacionais com vasta experiência na produção interdisciplinar de Ciências Criminais e Literatura
  • Promover o debate e a divulgação científica sobre Ciências Criminais e Literatura

Pesquisadores, professores e alunos dos mais variados Programas de Graduação e Pós-Graduação em Direito, Letras e áreas afins de diferentes Universidades, especialmente aqueles vinculados a grupos de pesquisa, estudo ou linhas de pesquisa que possuam estreita relação com as temáticas transdisciplinares.

O 2º Seminário Internacional de Ciências Criminais e Literatura: pensar a ética e a política será realizado nos dias 11, 12, 13 e 14 de julho de 2022, na modalidade online, na plataforma Zoom Webinar.

Mais próximo ao evento, os dados de acesso serão enviados aos inscritos.

Coordenação

• Profª Dra. Clarice Beatriz da Costa Söhngen – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Comissão Científica

• Prof º Dr. Nereu José Giacomolli – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Profº Dr. Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Dr. Daniel Achutti – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Profº Dr. José Carlos Moreira da Silva Filho – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Prof º Dr. Augusto Jobim do Amaral – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Prof º Dr. Ricardo Jacobsen Gloeckner – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Prof º Dr. Marcelo Almeida Ruivo – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

• Doutor Alexandre Pandolfo
  • Doutoranda Jádia Larissa Timm dos Santos
  • Doutoranda Tamires de Oliveira Garcia
  • Doutoranda Rosália Maria Carvalho Mourão
  • Doutoranda Taísa Gabriela Soares
  • Doutoranda Luísa Giuliani Bernsts
  • Mestranda Danielle Massulo Bordignon
  • Mestrando Gabriel Salazar Curty
  • Pós-Graduando Carlos Miguel Souza da Silva
  • Bacharel Matthäus Schmitt
  • Graduanda Ivana Oliveira Giovanaz
  • Mestrando Expedito Costa júnior
  • Mestranda Ana Friguetto

11 de julho de 2022
19h Abertura oficial do evento – Mesa de Abertura
– Clarice B. Söhngen (PUCRS)

Mesa: “Ditadura e Violência contra a população LGBTQI+”

– James Green
Mediação: Augusta da Silveira de Oliveira

12 de julho de 2022
Horário Atividade
13h às 17h Grupos de Trabalhos (GT’s) (vide Item 3.3 e 4 do Edital)

Mesa: “Pedagogia e Literatura Antirracista”

– Tainã Rosa

– Leilane Grubba

Mediação: Patrícia Pereira

13 de julho de 2022
Horário Atividade
13h às 17h Grupos de Trabalhos (GT’s) (vide Item 3.3 e 4 do Edital)

Mesa: “Autoritarismo e Ciências Criminais”

– José Carlos Moreira da Silva Filho

– Vera Karam de Chueiri

Mediação: Tamires Garcia

14 de julho de 2022
Horário Atividade
19h às 22h Mesa: “Meio Ambiente e Diversidade”

– Fernanda Bragato

Mediação: Bruno Silveira Rigon

Carga Horária: 20 horas

Certificados: será fornecido certificado para todos que tiverem, no mínimo, 75% de frequência no evento. Será necessário confirmar a presença de forma on-line durante o evento. O certificado é enviado de forma automática, por e-mail, em 30 dias pós-evento para quem confirmou presença on-line.

CLIQUE AQUI E VERIFIQUE O NÚMERO DOS GTS DE TRABALHOS APROVADOS.

EDITAL – SUBMISSÃO DE TRABALHOS – CIÊNCIAS CRIMINAIS E LITERATURA

1 – Modelo para resumo expandido com autoria

2 – Modelo para resumo expandido sem autoria

3 – Modelo de trabalho completo

Prazos Importantes

Publicação do Edital de Trabalho 20/04/2022
Prazo Final para Submissões de Resumos expandidos 05/06/2022
Divulgação dos Trabalhos aprovados 10/06/2022
* A comissão enviará por e-mail o link de inscrições e as orientações aos participantes com trabalhos aprovados 14/06/2022
Inscrição prioritária de participantes com trabalhos aprovados (autores/as e coautores/as) 14 a 21/06/2022
Liberação do link de inscrições para todos os públicos 22/06/2022
Envio dos Trabalhos Científicos completos 25/09/2022

IMPORTANTE: os dados de acesso ao evento serão enviados aos matriculados por e-mail, sempre no dia anterior ao evento; exemplo, em 10/07 os participantes receberão os dados do evento de 11/07.

Modalidade Valores
Alunos PUCRS R$ 60,00
Alumni PUCRS R$ 60,00
Alunos Externos R$ 90,00
Público Geral R$ 110,00

INSCREVA-SE AQUI.

PERGUNTAS FREQUENTES E ACESSE A RELAÇÃO DE PERGUNTAS FREQUENTES.

Antes de enviar sua dúvida, verifique se consta no menu acima (perguntas frequentes) a resposta que busca.

Caso não encontre, envie uma mensagem abaixo pelo “fale-conosco” que em breve lhe retornaremos.