Transferência

Faça sua Transferência! É online e gratuito. Vem fazer acontecer.

Inscrições abertas

Viva uma graduação presencial diferenciada e construa um caminho único, sob medida para seus sonhos e objetivos.

Confira o passo a passo para realizar seu pedido:

  • Preencha o formulário online e envie toda a documentação exigida.
  • A CRA irá analisar a documentação enviada e, se estiver de acordo com as exigências e com o edital, o processo segue para análise da Escola do curso pretendido.
  • Se a documentação enviada não estiver de acordo, você será notificado via e-mail para realizar o reenvio.
  • A Escola irá analisar o pedido e, se deferido, o processo retorna para a CRA realizar a conferência.
  • Após a conferência, o processo é finalizado e você receberá um e-mail com a notificação do deferimento ou indeferimento do seu pedido.
  • Você também pode acompanhar o status da sua solicitação a qualquer momento no link Acompanhe sua inscrição

CONHEÇA OUTRAS FORMAS DE INGRESSO

Vestibular

Conheça como será a seleção via Vestibular PUCRS. Você poderá optar por fazer uma prova online (presencial apenas para o curso de Medicina) ou utilizar a nota do ENEM.

Saiba mais

Ingresso Diplomado

Já pensou em realizar sua segunda graduação? Com o ingresso diplomado você pode fazer um novo curso na PUCRS sem a necessidade de realizar Vestibular. Tudo online e gratuito.

Saiba mais

Reingresso

Quer voltar a estudar com a gente? O Reingresso é a oportunidade para que estudantes com a matrícula trancada voltem para a Universidade. 

Saiba mais

Reopção

A gente sabe que tomar uma decisão sobre o futuro profissional não é uma tarefa fácil. Por isso, aqui você tem a Reopção, para poder trocar de curso, turno ou currículo. Continue sua formação na PUCRS.

Saiba mais

Disciplina Isolada

Experimente como é ser aluno/a da PUCRS cursando uma disciplina isolada. Você não precisa se vincular a nenhuma graduação.

Saiba mais

DÚVIDAS FREQUENTES

  • Quem pode solicitar a transferência?

    Alunos de graduação regularmente vinculados a outras Instituições de Ensino Superior (IES), que pretendem dar continuidade aos seus estudos na PUCRS, podem solicitar a transferência. É imprescindível que o requerente comprove, no ato do encaminhamento do pedido, vínculo com a IES de origem.

  • Posso solicitar após o início das aulas?

    O encaminhamento do pedido em data próxima ou posterior ao início das aulas do primeiro semestre é permitido, desde que haja vagas e o requerente esteja ciente de que, se deferido o pedido, algumas disciplinas podem não dispor de vagas ou poderá haver perda de conteúdo acadêmico em virtude do avanço do semestre.

  • A solicitação de transferência tem algum custo?

    O encaminhamento do processo é gratuito, não acarreta a imediata perda do vínculo com a IES de origem do requerente e, em caso de deferimento, não o obriga a realizar matrícula na PUCRS.

  • Como solicitar a transferência?

    O encaminhamento do pedido deve ser realizado online, por meio de preenchimento de formulário. A documentação exigida deve ser submetida à análise em formato digital ou presencialmente a partir de encaminhamento ao Núcleo de Serviços da Coordenadoria de Registro Acadêmico, localizada na Central de Atendimento ao Aluno da PUCRS, no térreo do Living 360°.

    Não serão recebidos pedidos e documentos encaminhados por remessa física via correio à PUCRS.

    No ato do pedido, em casos de impossibilidade de envio de documentos, falta de expediente, omissão ou incorreção em alguma informação registrada no formulário, o requerente receberá via e-mail um link para complementação da documentação faltante ou divergente.

  • Qual o prazo para resposta do meu pedido?

    O prazo para resposta ao pedido após o protocolo válido é de aproximadamente 7 (sete) dias úteis. Caso o pedido não atenda a todos os requisitos, o requerente será notificado por e-mail, para promover os ajustes necessários conforme orientação enviada em até 10 (dez dias úteis; não sendo ajustado o pedido ou não havendo resposta do requerente no prazo, o requerimento será arquivado, assim como em caso de manifestação de desistência.

    A resposta do requerimento deferido, bem como a indicação de aproveitamentos concedidos (se houver), será dada tão somente por e-mail, por meio de mensagem ao endereço que o requerente registrou no formulário do pedido, indicando as providências necessárias para matrícula.

    A PUCRS não se responsabiliza se as mensagens enviadas ao e-mail do requerente forem assinaladas como spam; assim sendo, a fim de viabilizar a comunicação, recomenda-se que seja averiguado o Lixo Eletrônico da conta de e-mail indicada pelo requerente no formulário de encaminhamento do pedido.

    Caso indeferido, o requerente será comunicado por e-mail, enviado ao endereço registrado no formulário do pedido, indicando o motivo.

    A transferência é efetivada com a realização da matrícula, momento em que o aluno passa a estar vinculado à PUCRS.

  • Contrato de prestação de serviços educacionais

    É o instrumento que regula a relação entre Universidade e aluno, estabelecendo direitos e deveres de ambas as partes.

    Leia o contrato

POR QUE A PUCRS

Somos mais que uma universidade. Somos a PUCRS.

CAMPUS
LIFE

Tenha acesso a espaços de convivência e aprendizado. Aqui você encontra 55 hectares de ambientes inovadores de ensino, lazer e cultura.

Saiba mais

NOTÍCIAS

Não perca nada do que está acontecendo e acompanhe todas as notícias da Universidade e fique por dentro!

Veja todas as notícias
Veja todas as notícias

WhatsApp