Festipoa Literária | Personagens na Literatura e no Cinema

29/04/2021 - 11h14

Jeferson Tenório e Antônio Pitanga / Fotos: Carlos Macedo e Divulgação.

A décima terceira edição da FestiPoa Literária acontece na modalidade online entre os dias 13 e 17 de maio nos canais do festival. Além dos homenageados Ana Maria Gonçalves e Sérgio Vaz, autores e artistas como Jeferson Tenório, Antônio Pitanga, Itamar Vieira Júnior, Teresa Cristina, Conceição Evaristo, Criolo, Letrux, Ricardo Aleixo, Luedji Luna, Angélica Freitas, Paulo Lins, entre tantos outros participam de bate-papos, saraus e oficinas da programação. A PUCRS, como apoiadora do festival, promove dois bate-papos que serão transmitidos no canal da PUCRS no YouTube. No dia 15 de maio, às 20h, o primeiro dos bate-papos é com Antônio Pitanga e Jeferson Tenório, que participam da mesa Personagens na Literatura e no Cinema, com mediação de Fernanda Sousa.

Sobre os convidados

Antônio Pitanga nasceu 1939, em Salvador, e vive no Rio de Janeiro. É ator e diretor brasileiro, pai de Rocco e Camila Pitanga. É um dos principais atores do País, com participações históricas e de peso no cinema, no teatro e na televisão. O sobrenome artístico surgiu após sua participação no filme Bahia de Todos os Santos onde deu vida ao personagem Pitanga. Atuou em mais de 30 novelas e séries na TV, entre eles O Clone (2001), Celebridade (2003) e A Próxima Vítima (1995). Em 2019, sua história virou tema da escola de samba Unidos da Porto da Pedra.

Jeferson Tenório nasceu em 1977, no Rio de Janeiro, e vive em Porto Alegre. Faz doutorado em teoria da literária na PUCRS. Seu primeiro livro, O beijo na parede (2013), foi eleito o livro do ano pela Associação Gaúcha de Escritores. Depois, publicou Estela sem Deus (2018) e O avesso da pele (2020). Possui contos traduzidos para o inglês e espanhol e textos adaptados para o teatro.

Sobre a mediadora

Fernanda Sousa é professora, tradutora, revisora e doutoranda em Teoria Literária na USP.

Outros eventos Veja todos os eventos

• Últimos publicados
  • Mais visualizados