25/07/2023 - 17h41

Coral da PUCRS é convidado do 1º FEMUSIK para Cantata Carmina Burana 

O festival acontece de 22 a 30 de julho, em vários locais de Novo Hamburgo, sob a direção artística do maestro Linus Lerner (BRA-EUA)

Coral da PUCRS 2023 / foto: Giordano Toldo, Ascom PUCRS

O Coral da PUCRS é convidado do 1º FEMUSIK – Festival Internacional de Música de Novo Hamburgo-RS, para fazer parte de concerto com uma das mais aclamadas obras da música ocidental: a “Carmina Burana”, do compositor alemão Carl Orff. O concerto será no Teatro Feevale, no dia 30 de julho, às 19h30. Ao todo, serão mais de 250 artistas em palco, entre orquestra, coros e solistas.  

O festival acontece de 22 a 30 de julho, em vários locais de Novo Hamburgo, sob a direção artística do maestro Linus Lerner (BRA-EUA). Conta com mais de 300 alunos e professores oriundos de vários países, e coordenação de Gustavo Müller, Olinda Allessandrini, Liris Neumann e Tatiane Fernandes. As atividades diárias consistem em aulas de instrumentos, concursos de composição musical e jovens solistas, ensaios orquestrais e corais, recitais de alunos e professores, recitais de música de câmara, concertos dos grupos orquestrais do próprio festival e atividades musicais na comunidade.  

Carmina Burana é uma cantata composta por Carl Orff entre 1935 e 1936, escrita a partir dos medievais “Poemas de Beuren”, encontrados no Mosteiro de Benediktbeuern, da Ordem de São Bento, na Baviera alemã. A partir do latim, alemão antigo e provençal antigo, Orff construiu uma peça vibrante, alternando momentos fortes e suaves, bastante ritmo, grande orquestra e grande coro, incluindo um coro infantil e solistas, criando assim grande interesse no público ouvinte e gerando muito sucesso em cada vez que a cantata é levada a público. A parte mais facilmente reconhecida hoje em dia é “O Fortuna”, que se popularizou em coletâneas, trilhas de videogame, comerciais e concertos diversos, porém a obra completa dura cerca de 1h (uma hora), podendo incluir encenação e um corpo de ballet.  

“É uma peça emblemática do repertório de concerto, e por isso nos enriquece sobremaneira estudar esta obra. Sua dificuldade técnica, aliada ao forte efeito que causa tanto em quem está executando quanto em quem está ouvindo, entusiasma a todos em buscar o melhor resultado e ultrapassar os desafios que a partitura propõe. Sermos convidados a fazer parte de um concerto tão grandioso quanto este, nos deixa muito felizes e denota que o Coral da PUCRS tem relevante importância na cena musical rio-grandense”, afirma o maestro Marcio Buzatto.   

A Carmina Burana é a principal peça do Concerto de Encerramento do festival, com a Orquestra Sinfônica do FEMUSIK, coros, solistas e regência do maestro Linus Lerner. A realização é da Secretaria Municipal da Cultura com apoio da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo. 

Mais informações sobre o concerto e sobre o festival no site: https://www.femusik.com/ 

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias