29/10/2021 - 18h54

Coral da PUCRS completa 65 anos de atividade

Com estreia de vídeo, coralistas celebram os 65 anos de atividades ininterruptas do grupo

No dia 30 de outubro de 1956, o Coral da PUCRS realizava a sua primeira apresentação. Sua história iniciou dez anos antes, em 1946, quando era conhecido como o Coral do Clube de Línguas Vivas do curso de Letras da Universidade, até que se tornou o Coral da PUCRS, que hoje completa 65 anos de atividades ininterruptas. Em celebração a essa trajetória, o Instituto de Cultura lança um minidocumentário em que os atuais coralistas falam sobre a importância do grupo e do exercício do canto. Você pode assistir o vídeo aqui. 

Durante os seus 65 anos, o Coral se consolidou realizando inúmeros concertos, óperas, operetas, oratórios, cantatas, missas, entre outros espetáculos. Teve como regentes Ernesto Dewes, Dinah Nery Pereira, Charlotte Kahle, Gilia Gerling e Frederico Gerling Júnior, até chegar à condução de Marcio Buzatto, atual maestro do coral. Ao longo de anos, o grupo foi destaque nos Concertos Comunitários, atingindo um público de 80 mil pessoas ao ano, com shows ao lado de personalidades como Milton Nascimento, Paulinho da Viola e Vanessa da Mata. No cenário internacional, o Coral da PUCRS marcou presença em apresentações como a do Harvard-Radcliffe Collegium Musicum e da banda The Rolling Stones. Além disso, o grupo já participou de inúmeros Festivais de Coros no sul do país e concertos do repertório anual. 

Em homenagem aos 60 anos de atividades, em 2016, o grupo recebeu a Medalha da Legislatura, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado. Também, em 2019, a Lei 169/2016 foi sancionada pelo governador Eduardo Leite, a qual reconhece o Coral da PUCRS como um grupo de “relevante interesse para a arte e cultura do Estado”. 

Durante o último ano, mesmo com a pandemia de Covid-19, o grupo não interrompeu suas atividades. Através de encontros online, o maestro deu continuidade a seu trabalho com ensaios virtuais, gravações, saraus e vídeos gravados pelos coralistas de suas próprias casas. Com a ajuda da tecnologia, o Coral da PUCRS continuou participando de encontros e festivais nacionais e internacionais de forma online, como o Festival Internacional Presto de Canto Coral e o 8º Encontro de Corais “Ouro Vozes”, entre tantos outros. 

Embora as apresentações ocorram com limitações devido ao distanciamento do ambiente virtual, em celebração aos 65 anos de atividade, os coralistas foram convidados a compartilhar suas impressões sobre a importância de participar da história do grupo. Como a do relato da coralista Ana Völker: “A prática do canto ajuda muito a trabalhar um campo interno do ser humano porque, principalmente no canto coral, a gente percebe grandes lições de humildade e de respeito. Em um coral não existe ninguém melhor do que ninguém; não existe alguém que quer brilhar mais do que o outro. Estamos todos construindo a mesma peça, a mesma obra, trabalhando pelo mesmo objetivo, e isso não tem preço”. 

Confira abaixo o vídeo:


Clube de Línguas Vivas da PUCRS, 1946


Coral da PUCRS com Regente Dinah Néri Miguel Proença,1957


15 anos do Coral com corais da Unisinos, UFRGS e PUCRS. Regências de Thomas Wennholz Charlotte e Ir Ernesto Dewes, 1971


Coral da PUCRS na Medalha Irmão Afonso, 2019


Última foto do grupo antes da pandemia de covid-19, 2019

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias